Retiros diversos

FOTOS DO RETIRO DE BELO HORIZONTE, conduzido por Dom Thomas Keating, OCSO, em janeiro de 2003, na Casa de Retiros São José. Agradecemos à "Meditação Cristã" do Rio de Janeiro, especialmente Sérgio de Morais, Maria Regina Scerni Barbosa e sua irmã Maria Lúcia, bem como à nossa tradutora, Antonieta, que trabalharam incansavelmente, sem o que esse retiro não teria acontecido. Agradecemos também as monjas do Mosteiro de Nossa Senhora das Graças, na pessoa de sua superiora, Madre Estefânia, a toda a comunidade tão carinhosa, a acolhida e a hospedagem de D. Thomas e as amigas citadas acima. Agradeço profundamente também ao padre Aloísio Vitral, da paróquia de Santa Efigênia em Belo Horizonte, que não só acolhe o nosso grupo semalmente há mais de dois anos, como cedeu o espaço maravilhoso que temos naquela paróquia, e acolheu graciosamente a D. Keating para as palestras. Agradecemos à equipe do cafezinho, à Deise, ao pessoal do som, enfim a toda a paróquia de Santa Efigênia. Agradecemos ao Antonio Lima, sua linda filha Letícia, ao Dr. Fernando Alcici que tanto nos ajudou, ao Waldecy Gonçalves com seu apoio à distância. Agradecemos às Livrarias Paulus e Paulinas que receberam as inscrições para o retiro, às funcionárias da Casa de Retiros São José, especialmente à Carmen, por tudo ter sido providenciado com tanto carinho. Enfim aos inúmeros amigos, anônimos ou não, anjos que Deus enviou para que tudo fosse a bênção que foi a visita do padre Keating. Agradeço de modo especial ao Rubens, meu marido, que pacientemente filmou tudo que pode, tirou as fotos deu-me a maior força! Nosso desejo é que D. Thomas possa voltar um dia. Mas mesmo que isso não aconteça, estamos unidos no Senhor, rezando pela Paz no mundo. Agradeço acima de tudo a Deus, de quem nos vem todas as bênçãos!

Pictures taken during the retreat and talks conducted by Father Thomas Keating, OCSO, in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil, from January 9th-14th, 2003. To see them in a larger size, click on the picture..

We are most thankful to Father Keating and to "Contemplative Outreach" for this grace which was having him with us those blessed days. We also thank "Christian Meditation of Rio de Janeiro, Brazil" for everything, as well as the many friends that helped this encounter happen. May his visit give many fruits from now on here. When we have the pictures taken in Rio we'll post them too.

Grupão I

Padre Keating e Jandira

Alguns retirantes em BH

Padre Keating com o primeiro grupo de OC do Brasil: Belo Horizonte(MG)

"Abba" Keating, Fernando Alcici e retirantes

Tai Chi, com grupo

Igreja Santa Efigênia, entrada do auditório

Igreja Santa Efigênia, vista do jardim

Igreja Santa Efigênia, BH

Padre Keating e um atento Omar Souki

Oração Centrante durante palestra

Oração Centrante na capela, casa retiros

Padre Keating e Maria Regina

"Abba", Thomas Keating, OCSO

Padre Keating, Maria Regina e Maria Lúcia

Thomas Keating, então 80 anos de amor e fidelidade!

Sem se cansar de tantas fotos...

Igreja Santa Efigênia, jardim lateral

FOTOS DOS RETIROS COM PADRE WILLIAM MENINGER, OCSO, BRAZIL/AGOSTO/2004

Padre Meninger e Jandira, S. Paulo, Brazil - 2004

Quero deixar aqui meu profundo agradecimento ao SÉRGIO DE AZEVEDO MORAIS, coordenador da Oração Centrante (Contemplative Outreach), no RJ, e à sua família que com certeza teve papel fundamental. Sem ele a visita do padre Meninger nesse momento não teria acontecido. Partiu dele o convite, a organização e coordenação dos eventos em nível nacional, embora esteja ocupado com outro trabalho, fora de sua cidade, o Rio, o que com certeza lhe acarretou mais trabalho. Agradeço também à Antonieta, Maria Helena, com quem tive a oportunidade de conversar por telefone, Angelina e todos e todas que possibilitaram a vinda de William Meninger ao Brazil. Deus lhes pague e recompense em dobro, triplo!!!

Quero agradecer à Graça, Lauro, Ana Clara, Vânia, enfim todos que acolheram o padre Meninger em Recife e com ele se encantaram. Deus lhes pague.

Com grupo no Rio, após almoço

Aceno alegre

Pedindo 'carona'

Nos jardins da casa de retiros - Rio

Soprando as 72 velinhasl

Com Eraldo, Sérgio Morais, Maria Helena

Explicando o Processo do Perdão

Com as irmãs Serpa Cid - RJ-Brazil

Perdoar é ótimo para quem perdoa!

Com Antonieta, traduzindo o Perdão

FOTOS DA VISITA DE WILLIAM MENINGER, OCSO, A BELO HORIZONTE (PALESTRA) E MAIS FOTOS DE SP, EM AGOSTO DE 2004.

Agradeço profundamente a todos que em Belo Horizonte, nos ajudaram a acolher o padre Meninger e proporcionar a quem participou, momentos iluminados com ele.

Agradeço as monjas do Mosteiro Beneditino de N. Sra. das Graças, por sua hospitalidade fraterna; ao padre Aloísio Vitral que nos acolheu com o carinho costumeiro na Paróquia de Sta. Efigênia - Igreja Viva! À Deisy, Miller, equipe do Cafezinho, todos companheiros da paróquia; ao Marco Antonio, pelos cartazes e tudo o mais; junto com a Dudu, gentilmente levarem o nosso padre a passear ; a todos do nosso grupo de BH que trabalhou muito na divulgação da visita; Haidée, Diléa, Adma, José Leôncio, Laís, Sr. Pedro, ao Rubens, meu marido que sempre que possível esteve junto, tirando fotos, apoiando. Ao "Jornal de Opinião" que publicou o 'release' e fez a entrevista com o padre William, agradeço toda atenção. Ao jornal "O Lutador", que também noticiou, agradecemos. Ao Omar Souki que generosamente 'estreou' de tradutor e a todos mais que direta ou indiretamente nos possibilitaram tudo isso, meu sincero agradecimento. Deus lhes pague!

Chegada a BH, com fome. A Gol não serve comida?!!!

Chegada ao Mosteiro das Beneditinas, BH: Diléa, Laís, Marco

Palestra Igreja S. Efigênia, B.Hte MG

Palestra Igreja S. Efigênia, B.Hte MG

Palestra Igreja S. Efigênia, B.Hte MG

Em BH, Omar Souki foi escalado para traduzir. Gracias!

Hóspede das monjas Beneditinas, BH

Falando para as monjas Beneditinas, BH

Falando para as monjas Beneditinas, BH

Concedendo entrevista ao "Jornal de Opinião", uai!!!

Almoçando em BH; Jandira, Marco Antonio, J. Leoncio

No sítio com Dudu e Marco, Ouro Preto/MG

No sítio com Jandira, Ouro Preto

No sítio com Dudu e Jandira, Ouro Preto

Marco e Pe. William, Ouro Preto/MG

Marco e Pe. William, Ouro Preto/MG

Jandira e Pe. William, Ouro Preto

FOTOS DO RETIRO DE ORAÇÃO CENTRANTE EM SÃO PAULO, COM O PADRE WILLIAM MENINGER, OCSO, MONGE TRAPISTA DE SPENCER, (EUA) EM AGOSTO DE 2004.

Quero expressar aqui minha profunda gratidão ao Márcio Oliveira, Josinete, Moacir, Mauro (que infelizmente não conhecemos), Gilson e esposa, Eracy minha irmã, Vera e todos que tornaram possível, por sua dedicação, compromisso e carinho, acontecer tudo isso. Obrigada por sua atenção, acolhida, amor fraterno que vocês partilham tão bem! Obrigada pela eficiência, o pensar em cada detalhe! O cd é lindo, um ato de gentileza que só os que têm 'cuidado' pelas coisas de Deus podiam nos proporcionar! Deus abençõe a todos vocês, faça frutificar seu trabalho. Também agradeço ao querido padre Romano que no início e até ser transferido deu a maior força, Deus lhe pague! Com certeza esse foi apenas o primeiro de uma série de encontros abençoados! Um beijo carinhoso a todos(as).

Também agradeço do fundo do coração ao padre William Meninger por toda paciência, sabedoria e alegria. Ensinando-nos com tanto amor a nos apaixonarmos mais e mais pelo Senhor, nos colocando em sua Presença, percebendo como é simples e como a Bondade de Deus torna nossa oração sempre perfeita.

Essas fotos foram feitas pela Fabiana. Obrigada Fabi. Foi ótimo conhecer você e todos pessoalmente!

Thanks so much dear father Meninger! God bless you, always! And please, come back in 2006, as you promised!

Missa dominical SP, 29/08/2004

Missa dominical SP

Exercícios de relaxamento SP

Jardins casa retiros - SP

Jantar - SP

Cristiana, tradutora eficientíssima!

Capela da casa de SP, Linda!

D. Afonso conduz Lectio Divina - SP

Com o grupo de BH, primeiro do Brasil!!

Com o grupo de SP, criado "via" internet!

Com os retirantes de SP, final do retiro, até breve!

Com padre Luís Fernando e retirantes, SP

Com Fabiana, a primeira com fotos e videos!

Abrindo os presentes de aniversário: 29/08

Toalha, design Claudio Pastro, Brazil

Padre Luis Fernando também ganhou!! Obrigado!

Vejam que lindo meu presente! Gostei demais! Obrigada!!!

Capela, vista do terceiro andar

"Caminhada Meditativa", SP

"Caminhada Meditativa", SP

Com Jandira, SP

Com Cristiana, nossa eficiente tradutora!

N. Sra. imagem da Capela, SP

FREI ANGELINO FEITOSA, OFM, quando do Retiro de Oração Centrante realizado no Cenáculo, em Belo Horizonte - Outubro/2004. Frei Angelino encantou a todos e todas com sua Alegria, Simplicidade, Humildade, Amor a Jesus e ao seu povo! Fez tanto bem a todos nós, tantos se sentiram tocados não tanto pela oratória mas pelo 'ser de Deus' que ele é. Um 'santinho' que agora tem lugar no nosso coração mineiro. Frei Angelino, volte logo!

Palestra S. Efigênia

Autografando...

Mais autógrafos

Com Jandira e Bárbara

Com Irmã do Cenáculo

Com Danusa e retirante

Com retirantes. Eitcha beleza!!!

Com grupo de OC de BH

Com grupo de OC de BH

Com Rubens, Graça, Jandira e Dudu

C/ retirantes no Cenáculo

C/ Rubens, Ir. Veleda e Jandira

Eitcha abraço gostoso!

Jandira dando alguns recados

Falando p/ os retirantes

Jandira convida p/ os grupos

Caminhada meditativa

Caminhada meditativa

Frei Angelino no banco de meditar

Retirantes durante a prática da OC

Com Graça, rumo ao aeroporto, que pena!!

FREI ANGELINO FEITOSA, OFM, durante o retiro em Divinópolis, próximo a Belo Horizonte, 8-9 de outubro/05.

Nosso amado Frei Angelino Feitosa, que tantas vezes partilhou conosco o dom da sua Fé, Alegria, Despojamento, Simplicidade, foi para a Casa do Pai nesse Domingo de Páscoa, 05/04/2015! Obrigada, querido Frei! Interceda por nós, aí, junto de Deus e da Virgem, a quem o senhor amou e serviu! Obrigada!

Após esse retiro ele foi para Rio Acima dar um retiro, experiência de eremitério, no sítio da Laís para uns 24 privilegiados, já que o local não comporta muita gente. No 'meio do mato' como se diz. Que Deus abençõe a ele e a todos os participantes! Obrigada frei Angelino por sua disponibilidade, também ao José Leôncio, Laís, Celeste, Ivani, e a todos os que trabalham pelo Reino! Até o próximo, com o padre Meninger, ano que vem, se Deus quiser!

Após a oração da manhã, onde tivemos uma experiência de dança hebraica com a Ivani.
Obrigada pela partilha, pela acolhida fraterna e carinhosa de todos(as).

Algumas felizes participantes do retiro, já com gosto de 'acabou-se o que era doce'.

RETIROS E PALESTRAS DA ORAÇÃO CENTRANTE AGOSTO/2006 - RIO-BH-SP

Padre William Meninger, OCSO, que na verdade foi o grande iniciador do movimento da OC, fazendo o resgate dessa prática contemplativa, a partir do livro "A Nuvem do Não-Saber", retornou ao Brasil em agosto último, cumprindo uma extensa programação de retiros e palestras no Rio, Belo Horizonte e S. Paulo.

Padre William, Maria Luísa , de branco ao seu lado, sua intérprete aqui e retirantes de BH em ago/06.
Rosa, de amarelo na fila de trás, enviou gentilmente essa foto. Obrigada amiga.

Agradeço à Maria Luísa que trabalhou gratuita e incansavelmente no retiro, às pessoas do grupo da OC-BH, Diléa, José Leôncio, enfim a todos que nos ajudaram na divulgação desse evento, Fernando Alcici, Adma, tantos... Às queridas Irs. do Cenáculo pela acolhida carinhosa e amiga, Ir. Veleda que nos acudiu com os cantos, Ir. Sônia, Maria Angela, Antonio, Regina, Marco Antônio/Dudu,que hospedaram o padre William, ao Souki que foi intérprete no Mosteiro. Às livrarias Paulus, na pessoa do gerente Isaías, ao Olivié, Catherine, Juliano; às Paulinas, Ir. Odila, Lourdes, Júnia e Fabrícia. Agradeço a comida deliciosa, a limpeza o ambiente propício; frei Paulinho que celebrou conosco, padre Gilson. Agradeço à Regina e Antonio que cairam do céu várias vezes, principalmente na recepção. Quero agradecer muito ao padre Áureo, a toda a minha comunidade na paróquia de Sta. Efigênia que abriram as portas e o coração para acolher as palestras do padre William sobre o perdão. À dona Ana e Mercês, na Acolhida do Chá, ao Dé, com os preparativos da sala, do som, etc... Enfim, a tantos e tantas que aqui em BH colaboraram para que tudo 'concorresse para o bem dos que amam a Deus!' Tudo foi muito abençoado. Agradeço ao meu marido Rubens, pelo apoio, presença e colaboração. Agradeço o carinho de todos que participaram do retiro, a turma boa de Divinópolis, enfim, a todos. É tanta gente que nem dá para citar todos os nomes, mas Deus sabe!

Agradeço imensamente a Maria, nossa Mãe, a quem entreguei previamente toda a visita do padre William. Agradeço ao padre William pela disponibilidade e entrega de si mesmo a todos nós. Exemplo de humildade e sabedoria, de partilha e alegria. Deus lhe pague e dê muita saúde. No Rio, agradeço ao Sérgio Morais e a tantos(as) quantos(as) lhe ajudaram, a Maria Helena, tradutora e amiga. Em S. Paulo, ao Márcio Luiz de Oliveira, ao Mauro que conseguiu as passagens aéreas, a Cristiana e a todos que o ajudaram a tornar possível tudo quanto foi realizado. Deus mesmo os recompense e os envolva mais e mais no Seu imenso Amor. Um abraço agradecido a todos(as) vocês.

Aqui vai a foto que a Celeste de Divinópolis enviou. Grata Celeste, valeu!
Rubens, Regina, que tanto nos ajudou no retiro e Jandira, atrás do
padre William, ao final do retiro em Belo Horizonte.

Adquira seu livro, o primeiro traduzido para o português: "O Processo do Perdão", ed. Santuário. R$ 18,20. O nome do padre William saiu errado na capa. É William, com 'm', e não com 'n', como está. Dentro do livro entretanto, está correta a grafia. Vale a pena ler e aplicar os exercícios que ele ensina, para perdoarmos e sermos os primeiros beneficiados por isso.

E foi lançado também, pela Santuário, o excelente livreto de D. Thomas Keating, OCSO, "A Condição Humana", sobre a Oração Centrante e a jornada espiritual. Apenas R$ 9,90, nas boas livrarias.

Já disponível o segundo livro de padre William Meninger, em português: "A Busca Amorosa de Deus", ed. Bagaço, Recife, Pe.

Caso more no Rio, SP ou BH, entre em contato com os coordenadores locais, que costumam ter exemplares à venda. Veja seus e-mails na página: 'Grupos de Oração'.

FOTOS DO I CURSO DE DIRIGENTES DE GRUPOS DE ORAÇÃO CENTRANTE NO BRASIL, REALIZADO EM BELO HORIZONTE, DE 10 A 14/06/09, E DOS RETIRANTES DO RIO DE JANEIRO, CONDUZIDOS POR PE. GILBERT WALKER E MARILU ASON, ENVIADOS POR PE. THOMAS KEATING, Presidente da CONTEMPLATIVE OUTREACH, USA.

Até o próximo, se Deus quiser! Voltem, estaremos de braços abertos!

Dudu,Jandira, Marilu

Dudu, Pe.Gilbert, Jandira

Parabéns Pe. Gilbert!

Alegria, só!

Eh gente bonita!

Vamos partilhar a OC?

22 anos de sacerdócio!

Pe. Gilbert, obrigada!

Pelo teu sacerdócio!

Pe. Barry, Ágape!

Convivência fraterna!

Vamos comer bolo!

E vamos nos alegrar

Corações felizes

E sorrir agradecidos!

Hora de relaxar

E brincar, para sermos contemplativos

Já acabou?

Já vão embora?

Deus lhes pague muito

Por TUDO que partilharam conosco!

Deus os proteja e conduza!

Pôr-do-sol em BH, saudades!

Workshop dirigentes BH-2009

Idem

Jandira e Sérgio

Retirantes Rio/2009

Pe. Gilbert, Marilu

Sérgio, esposa, amigas da OC

Retirantes Rio

Com retirantes Rio

Pe. Gilbert, retirante Rio

Idem

Idem

Pe. Gilbert, Marilu, THANKS SO MUCH!

RETIRO DE APROFUNDAMENTO - ORAÇÃO CENTRANTE BRASIL - CONDUZIDO POR MARU, DA 'EXTENSION CONTEMPLATIVA INTERNACIONAL', ENVIADA POR PADRE THOMAS KEATING, OCSO, FUNDADOR DA CONTEMPLATIVE OUTREACH.

REALIZADO NA SERRA DA PIEDADE, GRANDE-BH, MG, DE 06 A 10/JULHO/2011.

ORGANIZADO POR MARCO ANTONIO E A ESPOSA, MARIA DO CARMO, COM A AJUDA VALIOSA DE SÉRGIO DE MORAIS, ROSA ASSIS E MEMBROS DA OC-BRASIL. AGRADECEMOS À EXTENSION CONTEMPLATIVA INTERNACIONAL PELA AJUDA DECISIVA E A TODOS QUE REZARAM PARA QUE TUDO FOSSE PARA O BEM DE TODOS OS PARTICIPANTES, COMO DE FATO ACONTECEU! EM TUDO DEUS SEJA LOUVADO! E AGRADECEMOS À NOSSA SENHORA DA PIEDADE PELA ACOLHIDA EM SUA CASA! A TODOS OS PARTICIPANTES NOSSO MUITO OBRIGADO, DE CORAÇÃO!

Adma e Célia Marilda

Adma e Jandira

Adma

Célia e Célia

Alguns participantes

Grupo

Quase todos

Grupo

Igreja antiga

Grupo na praça

Rochedos

Jandira

Jandira

Paisagem

Paisagem

Rochedos

Grupo feliz

Nuvem do Não-Saber

Nuvem do Esquecimento

Mais Não-Saber

Rochedos

Rosa

Amigas

Muito frio!

Dudu, Maru, Marcos

Servos do Rei

Marcos, Dudu, 2 Admas

2 Admas e Dudu