Este é o "Leme Contemplativo", para ajudar a pessoa contemplativa a encontrar textos que lhe ajudem na "Lectio Divina", essa grande força que deve acompanhar nossa prática da Oração Centrante, da Oração Contemplativa. O "Leme Contemplativo", é a tradução do site em inglês, de D. John, (bispo americano da Igreja Católica de Rito Oriental), que autorizou a autora do site a traduzir e disponibilizar a tradução, bem como ele mesmo estará colocando no seu site a mesma versão, para que os falantes do Português, no mundo inteiro, possam se beneficiar de seu trabalho. A proposta é que o "Leme" seja como um "Diretor Espiritual" virtual, que os textos sejam rezados como se fossem o Ofício das Horas. Daí a divisão em Matinas, Laudes, Vésperas e Completas. São textos pequenos, que podemos ler, meditar, ruminar, caminhar com eles no nosso dia-a-dia. Se nos ajudam, já estarão realizando o seu propósito. "Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus!", como nos diz S. Paulo.

"Entre as Nuvens", porque se baseia no livro "A Nuvem do Não-Saber", do autor anônimo do Sec. IV, do qual nos veio também a Oração Centrante. Vocês irão encontrar muitos trechos desse livro citados ao longo das quatro semanas.

Por enquanto aqui está somente a Primeira Semana, para Iniciantes. A proposta é de 4 semanas e meia para iniciantes e 4 semanas e meia para os 'Avançados' na oração. Irei colocando no 'ar', à medida que for traduzindo. Como não sou tradutora profissional, peço desculpas de antemão por alguma inadequação, impropriedade. O que não falta é boa-vontade e desejo de partilhar o que encontro pela internet afora. E tem muita coisa boa no meio de tanto entulho, não é?

Bom proveito a todos(as)!

Jandira S. Pimentel

 

Primeira Semana - Iniciantes

Ó, aquilo que preciso na terra são de

Centros

de Silêncio e Esquecimento...

aqui e ali,

onde eu possa deixar de lado o

Saber, e,

tanto quanto saiba,

possa parar com tudo

e entregar-me à

doce completude

de Sua Presença.

Adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento

* O Amor na Adoração é inteiramente dirigido ao Deus Vivo: Pai, Filho e Espírito Santo.

* Amor na Adoração é um ato de puro amor... um impulso que irrompe de nosso ser para se alinhar, como a agulha da bússola, com a Pessoa Viva de Jesus Cristo... o encontro da alma com Jesus.

* Há uma delicadeza do amor, que se mantém silencioso embora eloquente! Um elo misterioso une os dois corações, fazendo com que se interpenetrem até as profundezas mais íntimas de cada um.

* Esta é a natureza do Amor na Adoração: é o amor que trazemos ao Deus Vivo. Este amor nos carrega até que encontremos Sua Pessoa, remetendo-nos diretamente ao coração do Seu mistério, ao recesso mais íntimo do Seu Ser.

* A Adoração Eucarística pede que nos aproximemos de Sua Presença e fiquemos lá: devemos dedicar tempo suficiente para entrarmos num estado de silêncio e permanecermos lá para o encontro, coração-a-coração, ao qual Ele quer nos conduzir. (Ele toma a iniciativa.)

* No silêncio verdadeiro o coração humilde nada tem a dizer por si mesmo, nada tem a dar. É um vaso humilde e disponível, simplesmente bebendo da graça até que esteja cheio.

Matinas - 1


Anime-se agora, tenha coragem frágil criatura, tente compreender-se… O que é você e de que modo mereceu ser chamado por Nosso Senhor? Um coração cansado e infeliz é, na verdade, uma coração profundamente adormecido na inércia, não despertado ainda pela atração do amor de Deus e pela voz do seu chamado! É hora também, homem, de preocupar-se com seu inimigo. Não se considere mais santo ou melhor, por causa do valor desta vocação e do seu particular estado de vida. Você deverá ser tão dócil e tão amável com seu esposo espiritual, ou seja, com Deus, Todo-Poderoso, Reis dos Reis e Senhor dos Senhores, como Ele mesmo o é. Pois foi seu desejo humilhar-se a fim de ficar no mesmo nível que você, e, entre todo o rebanho de suas ovelhas, foi por sua bondosa vontade que escolheu você para ser um dos seus discípulos especiais. E depois Ele trouxe você para este lugar de pastagens, onde você poderá ser alimentado com a doçura do seu amor; tudo isto é um penhor de sua herança, o reino do céu.
Insisto, pois, que avance com rapidez. Olhe para a frente agora e não se importe com o que ficou para trás; olhe o que ainda lhe falta, e não o que você tem; pois este é o modo mais rápido de se conquistar e preservar a humildade. Você deverá resistir ao desejo no decorrer de toda a sua vida. Esse desejo deve sempre estar agindo sob sua vontade, através do poder de Deus Todo-Poderoso , como também pelo seu próprio consentimento. Devo ressaltar um ponto: Ele é um amante ciumento, não admitindo qualquer outra parceria, e Ele não deseja agir em sua vontade a menos que Ele esteja lá sozinho com você. Ele não pede nenhuma ajuda, mas pede apenas você mesmo. A sua vontade é que você simplesmente olhe para ele e o deixe agir sozinho. O seu papel é resguardar as janelas e a porta contra invasões de pestes e inimigos. E se você estiver disposto a fazer isto , tudo o que se exige de você é que o solicite humildemente na oração, e imediatamente Ele virá em seu auxílio. Invoque-o então e vejamos como você progride. Ele tem sempre a maior boa vontade, e apenas espera por você. Nosso Deus sempre está pronto. Ele espera apenas a sua cooperação. (Nuvem do Não-Saber cap. 2)

<<>>

"Se você imaginar um pequenino círculo,
tão pequeno como uma semente de mostarda,
Deus estará totalmente e completamente presente ali...
e se você nasceu em Deus, então...
estará em você* o Coração total e indiviso de Deus."
*i.e. no círculo da sua vida
(Boehme)

<<>>

LAUDES

Nota do Editor: As seleções a seguir são um forte testemunho da compatibilidade entre "A Oração dos Cristãos", (conhecida como "Ofício Divino" ou "Oração das Horas") e (da) dedicação do nosso tempo ao Silêncio Consagrado.

"Persevere na leitura das Escrituras mais do que em qualquer coisa: pois na oração, a mente vagueia constantemente, mas, (na leitura), mesmo uma mente irrequieta se acalma."
(João, o Solitário)

<<>>

"A força da alma consiste em orar sem cessar; isto reveste a mente do poder que emana da visão de Deus. Devemos ler a Escritura até que a mente tenha se aquietado de pensamentos errantes; então, quando se percebe que a mente retornou ao seu próprio lugar, dentro de si mesma, liberta das distrações exteriores, imediatamente deve-se colocar de lado o livro e retornar à oração. Desta maneira, a leitura da Escritura tem o propósito de levar à oração... Em outras palavras, deixe a mente fazer tudo o que for preciso para que ela se torne digna de falar a Deus na oração."
(Philoxeno)

<<>>

Pai Poemen disse: "A natureza da água é mole e a da pedra é dura. Entretanto, se você colocar uma vasilha cheia de água por cima de uma pedra, de modo que a água pingue gota-a-gota, esta vai cavar um buraco na pedra. Do mesmo modo, a Palavra Deus é suave e nosso coração é duro . Assim, quando as pessoas ouvem a Palavra de Deus com frequência, seus corações se abrem a Ele."



VÉSPERAS

"Creio sinceramente que aqueles que atingem a perfeição não pedem ao Senhor para livrá-los das provações, tentações, perseguições e conflitos - e este é outro sinal certeiro de que estes favores e esta contemplação que Sua Majestade lhes concede, provém do Espírito do Senhor e não são ilusões. Pois, como eu disse antes, as almas perfeitas não se deixam vencer pelas provações, mas antes, as desejam."

"... muitos que permanecem ao pé da montanha poderiam subir ao topo ... Eu repito e peço que você sempre tenha pensamentos corajosos. Como resultado deles, o Senhor lhe dará a graça para feitos corajosos."
(Teresa de Ávila)

<<>>

"É precisamente porque você veio a Deus que a vida se torna ameaçadora, porque é então que você se torna vivo e capaz de suportar qualquer coisa. Antes você não suportava coisa alguma. Mas, se alguma vez você experimentou a Deus, então você é capaz de passar pelas tribulações; e sua tribulação produzirá frutos."
(Christopher Blumhardt)

<<>>

Silencie-se diante deste Deus grandioso
pois...
a linguagem que Ele mais ouve
é a do amor silencioso.

(Teresa de Ávila)

<<>>

"Quando estamos quietos, não apenas por alguns poucos minutos mas por uma ou várias horas, podemos nos tornar desajeitadamente conscientes da Presença dentro de nós, de um Estranho, perturbador, o 'Self' que é tanto "Eu" quanto algum outro. O “Eu" que não é inteiramente bem-vindo dentro de sua própria casa, porque é tão diferente do personagem cotidiano que construímos de nós mesmos,. Há um 'Eu' silencioso dentro de nós, cuja presença é perturbadora precisamente porque é tão silenciosa."
(Thomas Merton)

<<>>

COMPLETAS

"Nada faço. Sigo o conselho de Merton e nada faço.
Simplesmente estou aqui.
Quietude, quietude
...
Tudo parece esperar - e sob a imensa calma,
um encantamento profundo dos sentidos,
dos nervos, como se fosse possível (discernir)
a perceptível cura interior."

'Você espera', disse Tom, 'você não sai correndo atrás do que já está aqui.
Você espera, dê tempo a Ele, dê tempo a Ele.... lentamente...
de Se revelar a você.'

'Nada se perde. Não há tempo perdido.
Dê tempo a você mesmo,
para que estas coisas aconteçam.'"
(Oliver Sacks, M.D.)



MATINAS -2

Eis o que você deve fazer: eleve seu coração a Deus, em um suave impulso de amor, desejando-O por Si mesmo... Centre toda sua atenção e desejo nEle e deixe que isto seja a única ocupação de sua mente e coração. Faça todo o possível para esquecer tudo o mais, mantenha seus pensamentos e desejos livres de qualquer envolvimento com qualquer das criaturas de Deus ou seus negócios... Talvez isto lhe pareça uma atitude irresponsável, mas eu lhe digo, deixe tudo isso de lado, não preste atenção a elas.

O que estou descrevendo aqui é a ação contemplativa do espírito. Isto é o que dá a Deus a maior alegria... Seus irmãos e irmãs são enriquecidos maravilhosamente por esse ato seu, mesmo que você não consiga compreender isto completamente; e, naturalmente, seu próprio espírito é purificado e fortalecido por esse trabalho contemplativo, mais do que por todos os outros exercícios espirituais juntos. Por tudo isso, quando a graça de Deus eleva você com entusiasmo, isto se torna extremamente leve e fácil de ser feito. Sem a Sua graça contudo, isto é muito difícil diria mesmo, impossível de se realizar.
(A Nuvem do Não-Saber)

<<>>

Quando nada mais posso fazer, basta-me então
pegar uma palha caída ao chão, por amor a Deus.

(Irmão Laurence da Ressurreição)

<<>>

Então... esforce-se e persevere até que você tenha alegria nisto. No início… você terá a sensação de nada saber, nada sentir, exceto essa intenção surda dirigida a Deus das profundezas do seu ser. Esforce-se tanto quanto possa mas essa escuridão e essa nuvem permanecerá entre você e seu Deus. Você se sentirá frustrado pois sua mente não será capaz de compreendê-Lo e seu coração não poderá saborear as delícias do Seu amor.

Porém, aprenda a estar à vontade nesta escuridão. Retorne a ela sempre que puder, deixe que seu espírito chore por Ele, a quem você ama... Se você se esforçar para fixar nele seu amor, esquecendo tudo o mais, que é o exercício da contemplação que lhe pedi para começar, tenho certeza que Deus em Sua bondade lhe concederá uma profunda experiência de Si mesmo.

(Nuvem do Não-Saber, cap. 3)


<<>>

LAUDES

A oração que tem valor para Deus consiste nisso : que uma pessoa…

1) Retire sua atenção do mundo totalmente e não permita que sua mente se prenda a nada. 2) Coloque sua mente inteiramente à disposição de Deus; 3) Esqueça, durante o tempo da oração, tudo o que é material, incluindo você mesmo e o lugar onde você está; 4) Deixe-se secretamente devorar pelo Espírito em Deus; 5) Revista-se de Deus durante o tempo da oração, tanto externamente quanto internamente, abrasado de ardente amor por Ele, inteiramente absorvido e mesclado com Ele; seus pensamentos envoltos na maravilhosa quietude de Deus, enquanto a alma sai em busca d’Aquele a quem ama, como David disse,

Minha alma saiu em busca de Vós (Salmo 63:9).

(Piloxeno)

<<>>

"Para aquietar-se, deixe que tudo passe, como as ondas que passam por nós.
Ainda assim, fique quieto e espere....
o pequenino grão de Alguma coisa que nenhuma onda pode levar embora.
No meio do entulho despedaçado que sou eu...
ficar quieto e esperar.
Pois a palavra é Ressurreição."

(D. H. Lawrence)

<<>>

Uma vidraça limpa de tudo que não seja puro vidro
pode ser transformada num raio de luz

(Anônimo)

<<>>

Um dos Pais do Deserto disse: "Assim como é impossível ver seu rosto em águas turbulentas, assim também a alma, a menos que esteja livre de pensamentos vãos, não é capaz de orar a Deus na contemplação."

<<>>

VÉSPERAS

"A oração mais poderosa e mais aceita é a que deixa os melhores efeitos... Eu descreveria os melhores efeitos como aqueles que são seguidos de ações... se minha oração vem com fortes tentações, aridez e tribulações, e isto me deixa mais humilde, então eu a considero uma boa oração... pode-se pensar que uma pessoa que está sofrendo (aridez) não está rezando . Ela está oferecendo seu sofrimento e muitas vezes está rezando muito mais do que um que força seu caminho, quebra sua cabeça e depois de ter espremido algumas lágrimas, pensa que isso é oração."
(Teresa de Ávila)

<<>>

Tentei tanto quanto possível...
manter Jesus Cristo, nosso Deus e nosso Senhor,
presente dentro de mim.
Esta é minha forma de rezar.
(Teresa de Ávila)

<<>>

"Ao avançarmos numa postura contemplativa, torna-se claro que determinamos por nosso diálogo interior e nossas predisposições - medos, raivas e julgamentos - muito mais do que gostaríamos de admitir... Enquanto observamos nosso fluxo mental e emocional por um período de tempo nessa disciplina, reconhecemos que criamos nossas próprias experiências. No silêncio da contemplação... os primeiros vinte minutos são geralmente.... terríveis. Pois os primeiros vinte minutos, o principal assunto da pauta (nosso ego) logo aparece."
(Richard Rohr, "Everything Belongs" )

<<>>

COMPLETAS

Solidão
A Fornalha da Transformação

"Se tenho vontade suficiente para permanecer na solidão,
idéias confusas, imagens perturbadoras,
fantasias loucas
pululam na minha mente
como macacos numa bananeira.
Raiva, ambição e orgulho
e luxúria e inveja e preguiça
mostram suas caras feias...
A tarefa é permanecer na Solidão
até que minhas visitas sedutoras
se cansem de bater à minha porta
e me deixem em paz."
(Henri Nouwen)



MATINAS - 3

Descrevi um pouco do que seria o trabalho contemplativo. Agora irei discutir de maneira mais aprofundada como compreendo isso, para que vocês possam prosseguir seguramente e sem concepções errôneas.

Este trabalho não necessita de longo tempo, conforme algumas pessoas parecem pensar. Na verdade ele é mais breve do que se possa pensar; tão breve com um átomo. O átomo é um momento tão curto e integral que a mente raramente o percebe. Apesar disso, ele é sumamente importante, pois é o tempo sobre o qual está escrito: "Foi-lhe dado todo o tempo, e lhe será perguntado como você o empregou." Isto é inteiramente justo porque sua principal faculdade, a vontade, precisa apenas de uma breve fração de momento para mover-se em direção ao objeto do seu desejo.

Tente compreender este ponto. Criaturas racionais tais como homens e anjos possuem duas faculdades principais: o poder de saber e o poder de amar. Ninguém pode compreender verdadeiramente o Deus incriado sem este saber; mas cada um, a seu modo, pode compreendê-Lo através do amor. Este é verdadeiramente o milagre sem fim do amor: uma pessoa desejosa pode, através do amor, abraçar a Deus, cujo Ser preenche e transcende toda a criação. E este maravilhoso exercício de amor prosseguirá eternamente , pois Aquele a quem amamos é eterno.

Aquele que com a ajuda da graça de Deus se torna consciente dos movimentos constantes da Vontade e aprende a direcioná-los a Deus, ainda nesta vida e certamente na próxima, irá saboreá-Lo plenamente.

<<>>

Esperar interiormente é o mais difícil.... suportar toda a lentidão .

<<>>

Assim, preste atenção ao tempo e à maneira como você o gasta. Nada é mais precioso que ele. Deus, o Senhor do Tempo, nunca nos dá o futuro. Ele nos dá apenas o presente, momento a momento, pois esta é a lei natural e Deus nunca irá se contradizer em Sua Criação.

Não negligencie o exercício contemplativo. Tente apreciar também seus efeitos maravilhosos em seu próprio espírito. Quando verdadeiro, ele nada mais é que um súbito impulso que surge repentinamente em direção a Deus, como a faísca do fogo. É surpreendente quantos desses impulsos apaixonados brotam do espírito de uma pessoa que está acostumada a este exercício . Ainda assim, talvez apenas um desses (impulsos amorosos) esteja completamente livre do desapego de alguma coisa criada. Novamente, mal um homem se voltou para Deus com amor, por causa da fragilidade humana, ele se encontra novamente distraído pela lembrança de alguma coisa criada ou preocupação terrena. Mas não importa. Não há mal nisso; pois tal pessoa prontamente retorna à sua profunda quietude.


<<>>


A oração, que é tão intensa em certo momentos, continua sempre, em qualquer lugar.
(Pere Jacques)

<<>>

Pelo amor de Deus! Tenha cuidado com esse trabalho contemplativo e nunca force sua mente ou imaginação, pois você nada conseguirá desse modo. Deixe essas faculdades de lado.

Não pense que porque eu falei de escuridão e de uma nuvem, que eu tenho em mente as nuvens que você vê flutuando pelo céu ou da escuridão de sua casa quando falta energia. Quando falo de escuridão, quero dizer, ausência de conhecimento. Eu não disse "nuvem", mas "Nuvem do Desconhecimento". Pois é uma nuvem do desconhecimento que permanece entre você e o seu Deus .
(A Nuvem do Não-Saber - Cap. 4)



LAUDES -3


"Quando fomos batizados, pela graça de Deus, recebemos o Espírito Santo das águas batismais. Porém, nós O recebemos não para que Ele permanecesse conosco algumas vezes e outras vezes nos deixasse, mas para que nós sejamos os templos d'Ele, e que Ele habite continuamente dentro de nós. Como S. Paulo disse: "Vós sois templos de Deus e o Espírito de Deus habita em vós."

(Piloxeno)

<<>>

"Pois assim Ele nos estabeleceu no mundo: fomos formados do barro do mesmo modo que todos os seres naturais, mas quando fomos feitos, Ele nos revestiu de sua própria beleza e nos fez participar do brilho de Sua Semelhança, adornando-nos com a glória de sua divindade - mais ainda, fazendo-nos como deuses secundários na terra, dando-nos autoridade como a Sua própria, dentro da criação.

"... (Ele) mesclou nosso espírito com Seu Espírito, e misturou em nossos corpos o dom de Sua graça, fazendo com que o fogo do Seu Espírito Santo irrompesse em chamas dentro de nós. Pois Ele se revelou aos nossos corações, antes submersos na escuridão."

(Martirius)

<<>>

VÉSPERAS

".....A pessoa que está ..... flutuando no ar.... não tem apoio, não importa o quanto ela possa pensar que está cheia de Deus. É importante saber que - enquanto estamos vivos, temos apoio humano.... não somos anjos.... Desejar ser anjos enquanto estamos na terra..... é tolice."
(Teresa de Ávila)

"A graça de Deus irá agir nele através daquele amor contemplativo que o Espírito desperta nele. Sua aparência e conversação serão ricas de sabedoria espiritual, fogo e os frutos do amor, pois ele falará com uma segurança calma, desprovida de falsidade e da adulação fingida dos hipócritas."
(Nuvem do Não-Saber, cap. 54)

<<>>

"Mudanças profundas acontecem.... Há uma lógica no elo entre o Silêncio consagrado diariamente e os efeitos que isto provoca nos níveis físico, emocional, mental e espiritual da pessoa."

<<>>

"O silêncio é valioso, especialmente em períodos prolongados, quando observamos a nós mesmos e podemos notar as mudanças acontecendo. Podemos perceber as mudanças emocionais, momento a momento. Nas horas de quietude podemos descobrir como a raiva age em nosso corpo. Talvez seja por isso que evitamos os períodos de calma e silêncio.... Quem deseja sentir toda essa dor?"

(Richard Rohr, Everything Belongs/Com permissão)
<<>>

COMPLETAS

"É no deserto da solidão e do vazio,
que a necessidade por auto-afirmação se evidencia como pura ilusão.

Então, no coração da angústia se descobre
os dons da paz e compreensão .

O Contemplativo deve assumir a angústia universal
e a condição inescapável dos mortais.

O Solitário, longe de se refugiar em si mesmo, torna-se Cada Um.
Aquele Um que habita na solidão, na pobreza, na indigência de Cada Um."
(Thomas Merton)


MATINAS - 4

Se você deseja entrar nessa nuvem, estar à vontade dentro dela, e iniciar-se no trabalho contemplativo do amor - como eu insisto com você que o faça, há algo mais que você deve fazer. Assim como a nuvem do não-saber está acima de você, entre você e seu Deus, assim você deve colocar uma nuvem do esquecimento abaixo de você, entre você e todas as criaturas. A Nuvem do Não-Saber talvez deixe você com a sensação de que você está longe de Deus. Entretanto, se pensar corretamente nisso, você estará com certeza muito mais longe d'Ele quando você não tiver a nuvem do esquecimento entre você e todas as criaturas que já tenham sido criadas. Sempre que eu disser "todas as criaturas que já tenham sido feitas", quero dizer não só as próprias criaturas, mas também todas as suas obras e circunstâncias. Não faço exceções , sejam elas criaturas físicas ou espirituais, nem quanto à situação ou atividade de qualquer criatura, sejam elas boas ou más.

<<>>

"A vida espiritual não significa a mera observação de nossa própria alma, procurando em nosso interior com uma lanterna. O simples auto-esquecimento é a maior de todas as graças."

(Evelyn Underhill)


<<>>


Digo-lhe que se você se fixar em alguma coisa durante esse exercício isto se torna um obstáculo à união com Deus. Pois se sua mente está ocupada com qualquer coisa, não há lugar para Ele.
(A Nuvem)

<<>>

"Aquilo que está atrás de nós e o que está à nossa frente
são coisas pequeníssimas, comparadas a Quem está dentro de nós."

(R. Waldo Emerson)

<<>>

É louvável refletir sobre a bondade de Deus, louvá-Lo e glorificá-Lo por isso; é melhor ainda deixar sua mente repousar em Sua Presença, em Sua pura existência e.... amá-Lo e louvá-Lo por Ele mesmo.
(A Nuvem do Não-Saber - cap. 5)


LAUDES

"Dos devaneios, nostalgia ou culpa no passado, pulamos para a realização de sonhos imaginários e nos projetamos no futuro. A relação saudável com essas construções mentais enraizadas no momento presente… se perde. O tempo se arrasta, o tempo voa ... é perdido."
(Laurence Freeman, OSB)

<<>>

"Deus é Silêncio, e no silêncio Ele é louvado e glorificado... Não estou falando do silêncio da língua, pois se alguém apenas mantém sua língua silenciosa, sem saber como cantar e louvar na mente e no espírito, então ele está apenas ocioso no silêncio - a língua do seu 'eu oculto' ainda não aprendeu a se alongar, nem a balbuciar. A língua interior da mente deve fugir de todo discurso e de todo pensamento ... simplesmente fique ali, pronto a aprender os primeiros balbucios do diálogo espiritual.

"Assim, há um silêncio da língua, do corpo todo, da alma, da mente, e há também o silêncio do espírito.

. O silêncio do corpo é quando se está como morto, desocupado de tudo.
. O silêncio da mente é quando ela se acha purificada das engenhosidades, inventividades e astúcias próprias.
. O silêncio da alma é quando os pensamentos não mais a perturbam, impedindo o recolhimento.
. O silêncio do espírito é quando todos os seus movimentos são animados exclusivamente pelo Ser; nessa situação, significa.... estar consciente de que esse silêncio é, por si só, calado".
(Abraão de Nathpar)


<<>>

"A maior parte da minha oração é totalmente inarticulada.
Eu me limito a deixar que todos os pensamentos passem,
para que minha alma inteira se entregue ao amor."

(Thomas Merton)

<<>>

VÉSPERAS

Perceba as cadeias de opressão.... agressão, ansiedade.

"Não dê atenção, (Dom Teutonio), quando você sentir vontade de interromper sua oração, mas louve ao Senhor pelo desejo que você tem de rezar... Quando se sentir oprimido assim, tente algumas vezes ir a um lugar onde você possa contemplar o céu , caminhar um pouco; fazer isso não interfere com sua oração... É imprescindível que a alma seja conduzida com delicadeza."
(Teresa de Ávila)
<<>>

"Esse exercício (da contemplação) exige grande serenidade...
Não force a si mesmo, desnecessariamente nesse exercício."

(Nuvem do Não-Saber)

<<>>

No silêncio, todas as nossas compulsões nos assombram.
Nossas compulsões por controle, vícios, negativismo e medo .... logo aparecem.
Eis aí o motivo para muitos desistirem rapidamente ."
(Richard Rohr; Everything Belongs/com permissão )

<<>>

A Oração Centrante irá reduzir sua ansiedade nos primeiros três meses.
Mas, assim que o inconsciente começar a vir à tona,
você estará mais ansioso do que nunca esteve em toda sua vida."
(padre Thomas Keating, OCSO)

<<>

COMPLETAS

"Viver brigando com o silêncio
requer uma infância continuada.
A criança se depara com um momento novo,
o novo dia, a experiência nova...
com uma confiança e um entusiasmo tais,
que transforma tudo em uma ‘nova vida.’"
(Adaptado da Correspondência de Dante-Jung)


<<>>

MATINAS - 5

É inevitável que pensamentos surjam em sua mente e tentem distrai-lo de mil maneiras. Eles irão perguntar-lhe: "o que você procura, o que você deseja?" A tudo isso responda firmemente:

"Eu procuro e desejo a Deus somente, somente a Ele."

Sempre que você se sentir movido pela graça a este exercício de contemplação e estiver determinado a isso, simplesmente dirija seu coração para Deus com um humilde impulso de amor e direcione-o a Deus que criou você e o resgatou, e que na sua graça chamou você para este exercício. Não permita que pensamento algum sobre Deus entre em sua mente. Pois uma simples intenção dirigida a Deus, basta.

Se você quiser reunir todo seu desejo em uma só palavra que você guarde facilmente, é melhor que seja uma pequena palavra, de uma sílaba ou duas, tal como "Deus", "Amor", "Paz, "Jesus", "Abba", etc... Escolha uma pequena palavra, "que seja significativa para você. Em seguida, prenda esta palavra ao seu coração, de modo que ela jamais vá embora. Esta palavra há de ser o seu escudo e a sua espada, quer você esteja cavalgando na paz ou na guerra . Com esta palavra você açoitará essa nuvem da escuridão acima de você e colocará todas as distrações sob a nuvem do esquecimento abaixo de você; se algum pensamento exercer pressão sobre você, perguntando-lhe o que você está fazendo, responda só com esta palavra e nada mais. Se sua mente intelectualizar sobre o significado e as conotações dessa palavrinha, lembre a você mesmo que seu valor está na sua simplicidade. Faça isto e garanto que esses pensamentos desaparecerão. Por que? Porque você se recusou a se deixar levar por pensamentos e divagações bobas.
(A Nuvem do Não-Saber - Cap. 7)

<<>>

LAUDES

Nota:
A seguir colocamos o primeiro dos doze trabalhos*, feitos pelo Editor do site (original inglês), como alguém cujo nariz está grudado à vidraça de uma janela do lado oposto ao dos "Padres do Deserto ", para trazer temas importantes dos Padres aos dias atuais, em linguagem vernácula, fresca e incisiva. Os temas apresentados nesses escritos, que serão encontrados nas "Laudes", não são originais mas uma tentativa de captar-lhes a força.
. i.e. Dias 5, 7, 11, 12, 13, 16, 20, 21, 25, 28, 30, 31

. Assim como Jesus, aparentando ser um estranho (i.e. ao amanhecer no Mar de Tiberíades)... mandou aos apóstolos que jogassem suas redes do lado oposto do barco, transformando uma noite de esforços inúteis em abundância, assim Ele, de repente , invade-nos com uma epifania de graça ... transporta-nos através do diálogo interno da nossa mente, da tagarelice incessante, ao encantamento, à abundância de uma autêntica e integral quietude.

. A paz conquistada e um influxo do Seu amor em nossos corações será puro dom de Deus. Podemos tão somente nos preparar, perseverando na prática do Silêncio .

. A leitura espiritual bem escolhida pode apenas nos preparar. O movimento final do coração dentro do Mistério, é dom de Jesus a nós. A mente humana engana tanto... Pensamos possuir aquilo que estudamos. Estudo de Sua Palavra, por outro lado, realmente nos conduz à Presença de Deus:

"No início era O Verbo.... E o Verbo era Deus" (Jo, 1,1) +J

<<>>

"Uma alma apenas que se consagra a Mim, pode iluminar todas as outras almas. Você pode ver isto, Meus raios alcançam longe, muito, muito longe, aos lugares mais remotos, significando que eu estou fazendo bem até o final dos tempos.

"Se todas as almas consagradas nada me recusassem, se elas permitissem que eu agisse nelas sempre, todas as outras almas seriam salvas... Através da voz das almas consagradas, eu oraria e imploraria ao Meu Pai celestial que salvasse e santificasse todas as outras almas, de acordo com Sua Santa Vontade e Ele não me recusaria.
(Jesus a Dina Belanger)

<<>>

VÉSPERAS - 5


“Frequentemente, por muitos anos, estive
mais vezes ansiosa para que terminasse logo a hora estipulada para a oração, do que pela oração em si; e mais ansiosa ainda para ouvir o badalar do relógio do que para apreciar qualquer outra coisa. E confesso honestamente que aceitaria qualquer penitência que viesse à minha mente para não ter que recolher-me em oração. Era tão insuportável a força usada pelo demônio, ou até mesmo vinda de meus hábitos nocivos, que me fazia fugir da oração e tão intolerável a tristeza que eu sentia ao entrar no Oratório, que eu tinha que juntar toda minha coragem (e dizem, eu tenho muita...) para forçar-me; e ao final, o Senhor me socorria.”
(Teresa de Ávila)

<<>>

“Minha mente ficava tão dispersa e distraída que eu não podia evitar e começava a invejar aqueles que viviam nos desertos, e a pensar que, como eles não vêem nem ouvem nada, eles estão livres dessa mente divagadora. Então ouvi:

Você se engana, filha; .... Seja paciente, pois, enquanto você viver, não poderá evitar uma mente divagadora .’”

<<>>

Algumas vezes eu dizia em aflição: ‘Meu Senhor, como é que o Senhor pode ordenar coisas que parecem impossíveis?’
(Teresa de Ávila)

<<>>

“A terra está em chamas com o fogo de Deus.
Parte do fogo está queimando o desejo - a pressão cega,
a fome incessante, os inquietos hormônios,
a inquietude insaciável, e a dolorida insatisfação.”
(Ronald Rolheiser)

<<>>


COMPLETAS

“Quando digo oração contemplativa, não quero dizer alguma atividade ou experiência estranha, anormal, ainda menos uma passividade artificial, deliberada. Quero dizer apenas um modo de oração que tem o objetivo em Deus e por Ele... aquilo que S. Paulo, tão eloquente e verdadeiro, queria dizer por enraizado e plantado. Quando leio essas palavras sempre penso em uma floresta... árvores, um vasto sistema de raízes oculto ao olhos, talvez maior do que os galhos em força e extensão, com seus emaranhados determinados, seu sistema de ventilação composto de delicados filamentos e seu poder de absorver o alimento silenciosamente. A estabilidade da árvore e seu completo desenvolvimento depende dessa vida profunda e secreta. Ela está enraizada e plantada numa realidade escondida.
(Evelyn Underhill)

<<>>


MATINAS - 6

Assim, você deve rejeitar todas as conceitualizações óbvias que fatalmente surgirão, enquanto você estiver nesse cego exercício do amor contemplativo. Se você não as vencer, elas certamente o vencerão . Pois, quando você mais desejar estar a sós com Deus, elas escorregarão para dentro de sua mente tão furtivamente, que somente por uma constante vigilância você as perceberá. Certifique-se de que, se você se ocupar com algo menor que Deus, nessa hora você coloca isso acima de você e cria uma barreira entre você e seu Deus. Por isso, rejeite firmemente todas as imagens ou idéias, não importa quão piedosas ou encantadoras elas sejam. Pois eu lhe digo, apenas um cego impulso amoroso para Deus só .... é mais valioso em si mesmo, mais agradável a Deus e aos Santos, mais benéfico para seu próprio crescimento e mais útil para seus amigos, tanto vivos como mortos, do que qualquer outra coisa que você faça. E você será mais abençoado experimentando o afeto íntimo desse amor, dentro da escuridão da nuvem do não-saber , do que contemplando os Anjos e Santos do céu, e ouvindo o regozijo e a melodia de sua festa celestial.

Naturalmente, é impossível nesta vida ver e possuir a Deus completamente, mas, por Sua graça e em Seu próprio tempo, é possível experimentar algo d’Ele, como Ele é em Si Mesmo. E assim, com grande desejo por Ele, entrar nessa nuvem. Ou melhor dizendo, permita que Deus desperte seu desejo e o atraia até essa nuvem, enquanto você se esforça, com Sua graça, para esquecer tudo o mais.

Certamente .... se você busca a Deus apenas, nunca se satisfará com algo menor que Deus.
(Nuvem do Não-Saber, cap.9)

<<>>

Às vezes a contemplação é árida, insatisfatória. Pode parecer absurda e uma perda de tempo. Por que continuamos nos movendo numa terra frequentemente estranha, com pouquíssimos lugares conhecidos de descanso e consolação? Repentinas e silenciosas epifanias de amor certamente ajudam. Elas vêm sem avisar, não solicitadas. Elas escapam à nossa compreensão mental tão logo tentamos nos apossar delas ou conceituá-las. ‘Deus somente pode ser conhecido pelo amor, não pelo pensamento.’”
(Laurence Freeman, OSB)


<<>>

LAUDES

Abba Silvano pensava que “você pode viver cada dia, cada hora, como se fosse o primeiro dia ou hora de sua vida.”

<<>>

“Devemos saber como ler Os Padres e relacioná-los criticamente com escritores posteriores e com a moderna Psicologia, prevenindo-nos contra as recomendações de Escritores que não os conhecem bem ... Os Padres do Deserto praticaram a oração incessante o suficiente para compreender que a perseverança exigia um método. O método que eles seguiram para chegar ao aposento interior , era a repetição de um versículo único, como, ‘Ó Deus, venha em meu auxílio.’ Os primeiros monges intuiram .... que uma vida estruturada não era suficiente para o crescimento na oração. Deveria se acrescentar uma prática interior.”
(Thomas Keating, OCSO)

<<>>

Quão maravilhosamente é o amor de uma pessoa transformado pela experiência interior desse nada e desse lugar nenhum!
A primeira vez que se olha, os pecados de toda uma vida se levantam diante dela. Nem um pensamento mau, palavra ou feito permanece escondido . Obscura e misteriosamente eles são queimados dentro dessa escuridão. Não importa para onde se vá, eles a confrontam até que, após grande esforço, um doloroso remorso e muitas lágrimas amargas, ela os vê desaparecer.

Às vezes, esta visão é tão terrível como antever o inferno, e se chega quase a desesperar de uma possível cura e do alívio de sua carga dolorosa. Muitos chegam a esta conjuntura na vida interior, mas a terrível e a desolada agonia que eles experimentam os traz de volta. (cont.)


<<>>


Aquele que pacientemente habita nessa escuridão será confortado e sentirá novamente uma confiança a respeito de seu destino, pois gradualmente ele verá seus pecados passados, curados pela Graça. Lentamente ele começa a perceber que o sofrimento suportado é na verdade, não o inferno, mas seu purgatório. Então virá um tempo em que ele reconhece nesse nada, não um pecado em particular mas apenas, o âmago do pecado em si , que apesar de ser uma massa informe, nela, ele se vê a si mesmo (como um cúmplice); e a raiz e a dor do Pecado Original. ...

Nuvem do Não-Saber - Cap. 69

<<>>

VÉSPERAS

“É muito importante que ninguém se aflija ou se deixe perturbar por aridez ou pensamentos de inquietude e distração.
Se uma pessoa deseja ser livre no espírito e não ser sempre perturbada, deixe-a começar não se deixando amedrontar pela Cruz, e ela verá como o Senhor também a auxilia a carregá-la, e ela ficará satisfeita e se beneficiará de tudo.”
(Teresa de Ávila)


<<>>

Mãe Sinclética disse: “No início há luta e muito trabalho para aqueles que se aproximam de Deus. Mas depois disso, alegria indescritível. É assim como acender um fogo: no início há fumaça e seus olhos lacrimejam, mas depois você alcança o resultado desejado. Assim devemos acender o fogo divino dentro de nós com lágrimas e esforço.

<<>>

“Um raio de escuridão... onde nos jogamos completamente nos braços de Deus. Então nossos pensamentos mais profundos são direcionados não para nosso próprio sofrimento, mas para o sofrimento de Deus no mundo. Então vigiamos com Cristo no Getsêmani. Isto é metanoia.”

(Anônimo)

<<>>

“A graça da Ascensão nos capacita a perceber o irresistível poder do Espírito transformando tudo em Cristo, apesar de toda e nenhuma aparência contrária.

Na miséria do gheto, no campo de batalha, no campo de concentração; na família dilacerada pela discórdia; na solidão do orfanato, do asilo, da enfermaria hospitalar - onde quer que as coisas pareçam estar se desintegrando em formas grosseiras de materialismo e maldade - a luz da Ascensão está brilhando com irresistível poder.

Esta é uma das maiores intuições da fé. Esta fé encontra Cristo, não apenas na beleza da natureza, na arte, na amizade humana, mas também na malícia e injustiça dos homens e no inexplicável sofrimentos dos inocentes . Até lá se encontra o mesmo infinito amor expressando a fome de Deus por nós, uma fome que Ele pretende satisfazer.”
(Padre Thomas Keating)

<<>>

COMPLETAS

“No final, tudo se resume em renúncia,
a ligação infinita sem a qual não se pode começar a falar de liberdade.

Mas, deve ser renúncia, não apenas resignação, abdicação ou desistência.

Não há resposta simples, ainda menos na comunidade monástica.

Respostas comuns tendem a ser confusas, escondem a verdade...
pela qual deve-se lutar na solidão.

Mas, porque no desespero? Isto não é necessário.”

(Diário de Thomas Merton)

MATINAS - 7

.
Sempre que você se sentir atraído pela graça ao exercício contemplativo, e estiver determinado a fazê-lo, simplesmente eleve seu coração para Deus num gentil impulso de amor.... uma intenção despojada estendendo-se em direção a Deus.

. Qualquer pessoa que realmente deseje ser um contemplativo experimentará a dor de um trabalho árduo, uma luta implacável para banir os incontáveis e irrequietos pensamentos que perturbam sua mente e a mantê-los abaixo da Nuvem do Esquecimento.

. Olhe através dos pensamentos dispersivos como se você estivesse procurando outra coisa. Permaneça assim, seja na seriedade ou na brincadeira.

(Nuvem do Não-Saber - Trechos)

<<>>

“Cultive uma relação amorosa com Ele em sua vida diária; não seja severo demais com você mesmo, pois isto seria tratar mal algo que Deus criou, imperfeito porém precioso.”
(Evelyn Underhill)

<<>>

LAUDES

“Diz o Profeta: Aqui é o lugar do Meu repouso! Deixem os cansados descansarem (Is. 28,12)! Por isso, entra no ‘descanso’ de Deus, Ó homem, e não terás necessidade de dizer, ‘Perdoa-me’. Dê descanso ao cansado, visite o doente, socorra o pobre: isto é oração verdadeira. Toda vez que alguém realiza o ‘descanso’ de Deus, isto é oração.

“Tenha cuidado, meu bem-amado, caso surja uma oportunidade de ‘repousar’ na vontade de Deus e você diga: ‘Há tempo para rezar, vou rezar e depois agirei’. E enquanto você procura completar sua oração, a oportunidade de ‘repousar’ escapa-lhe. Antes, entre nesse ‘repouso’ de Deus, e isto será sua oração .”
(Aphrahat)

<<>>

. Abba é uma excelente (talvez a melhor), palavra sagrada ou palavra de oração. É a palavra Aramaica pela qual Jesus Mesmo se dirigia ao Pai. “ Abba ”, Ó Pai, Meu Pai....” (Marcos 14,36). Mais tarde, ao ensinar a orar, Jesus disse,
“.... orem desse modo: “ Abba , Pai...” (Mt 6,9).


. Em todo o A Nuvem do Não-Saber, o autor insiste para que seu discípulo escolha uma palavra que seja plena de significado. Ele prossegue, recomendando que, uma vez escolhida, ele deve ouvir seu som. “Abba”, uma palavra tão rica e cheia de significado.... pronuncie-a gentilmente, deliberadamente, com a mente relaxada:

“Abba”
(+ D. John)

<<>>

. Para mergulhar na quietude contemplativa, procure um lugar bem sossegado.
. Sente-se confortavelmente, coluna ereta, sem rigidez.
. Pronuncie sua palavra sagrada, alegre-se simplesmente por dizer sua palavra.
. Deixe que a palavra seja um presente de Deus para você.

. Tudo de Deus é simples por natureza. Assim é com a Contemplação. A psiquê humana tenta desesperadamente complicar o projeto de Deus. Mas, retornando à palavra sagrada dia após dia, semana após semana, ele simplesmente (pelo próprio desígnio de Deus)... enraiza a palavra no seu coração.
(+ D. John)

<<>>

Há este momento presente
porque... Deus está presente.

<<>>

Jesus disse à Conchita: “Você conta o tempo pela sucessão de seus atos, mas para Deus não existe tempo. Todos os Seus atos, toda Sua criação, da natureza e da graça, ele as mantém como num espelho, na pureza do Seu Espírito, e de dentro de seu Peito e de Sua imensidade, Ele cria e reproduz todos os mundos, recompensas, coroas e todos os seres que O glorificam, sem o mais leve movimento de Sua parte, em apenas um Ato de seu infinito Poder... Você deve viver nessa Unidade essencial , nesse Deus Único, unindo sua vida espiritual em um único Amor: Ele; em apenas uma Vontade: a Dele . Nesse ponto principal da união de vontades consiste a perfeição dessa Unidade.”

Nota do Editor : Assimilação de partes (em vermelho ) da mensagem de Jesus à Conchita e os conceitos de Keating sobre “o principal ato da vontade” (Completas, abaixo), pode ser , com a ajuda do Espírito Santo, a força transformativa de uma pessoa.

<<>>

VÉSPERAS

. “Quando alguém se encontrar nesse sublime estado de oração (que, como eu já disse, é acentuadamente sobrenatural) e a compreensão - ou melhor, o pensamento - vaguear atrás das coisas mais ridículas no mundo, ela deve rir disso e tratá-las como as coisas bobas que são , e permanecer em seu estado de quietude.”

. “O intelecto pára de trabalhar (quando) Deus o suspende... Desejar por si mesmo interromper e suspender o pensamento é o que penso não deve ser feito; nem devemos deixar de trabalhar com o intelecto, porque do contrário seríamos como pessoas simplórias, que nem faríamos uma coisa nem outra.

. “Quando Deus suspende o intelecto e o faz parar, Ele Mesmo lhe dá aquilo que atrai sua atenção e o faz maravilhar-se; e sem refletir, ele compreende mais num átimo, do que poderíamos compreender com todo nosso esforço em muitos anos. Tentar manter as atividades da alma ocupadas.... e pensar que se pode aquietá-las.... é bobagem. ”

. “Em primeiro lugar, deve-se aprender que se uma pessoa está buscando a Deus, seu Bem-Amado está buscando a ele mais ainda... e que o desejo por Deus é a preparação para a união com Ele.”
(Teresa de Ávila)

<<>>

“Eleve seu coração para Deus
com um humilde impulso de amor.
Fixe a pequena palavra firmemente no seu coração.*
... ela se tornará como uma gangorrra virtual!

( * Nuvem do Não-Saber)


<<>>


COMPLETAS

“ O ato principal da vontade é...
não esforço, mas consentimento.
Tentar alcançar coisas pela força da vontade é reforçar o falso-eu.

À medida que a vontade sobe a escada da liberdade interior, sua atividade será mais e mais apenas consentir na vinda de Deus, ao influxo da graça .

Receptividade não é inatividade. É a real atividade, mas sem esforço, no sentido comum da palavra.... É simplesmente uma atitude de esperar pelo Mistério Último . Você não sabe o que é isto, mas, à medida que sua fé se purifica, você também não quer saber! “

(Padre Thomas Keating)


Translated by: Jandira Soares Pimentel, Brazil

do extinto site: "Contemplative Rudder"