Sagrada Face

LECTIO DIVINA

A prática cristã ancestral de Oração Centrante tem suas raízes e é alimentada pela oração de escuta da palavra de Deus na Sagrada Escritura, especialmente nos Evangelhos e Salmos, chamada Lectio Divina, ou Leitura Divina. Tire algum tempo diariamente para ouvir a Deus e responder à sua palavra. De preferência um período diário de 30 minutos é desejável. Se não puder, faça 5, 10 minutos, o que lhe for possível. Mas não deixe de ouvir ao Senhor diariamente. (O Concílio Vaticano II, em seu decreto Dei Verbum 25, ratificou e promoveu com todo o peso de sua autoridade, a restauração da "Lectio Divina", que teve um período de esquecimento por vários séculos na Igreja. O Concílio exorta igualmente, com ardor e insistência, a todos os fiéis cristãos, especialmente aos religiosos, que, pela frequente leitura das divinas Escrituras, alcancem esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo (Fl 3,8). Porquanto "ignorar as Escrituras é ignorar Cristo" (São Jerônimo, Comm. in Is., prol.).)

"Lectio Divina" - (Bíblia Sagrada, - basicamente os Salmos e Evangelhos - é a mais indicada para a Lectio Divina).

1. Tome o Texto Sagrado com reverência e invoque o Espírito Santo. Pode-se escolher as leituras da Missa do dia, se quiser. Nas Livrarias Vozes e Paulinas existem livrinhos com essas leituras. Leia o Texto, de preferência umas três vezes, devagarinho, saboreando cada palavra. Quando se sentir atraído por determinada palavra, pare, não reflita sobre a palavra, mas mantenha uma posição de Escuta..... Atento ao que o Senhor lhe quiser falar. Não se trata aqui de refletir sobre a Palavra de Deus. Isso poderá ser feito outra hora, com o objetivo de estudá-la, etc.... aqui você se coloca como o Discípulo atento à Palavra do Senhor.

Responda então à essa Palavra com Amor, agradecimento, etc.... O Espírito Santo mesmo lhe guiará nessa oração.... Muitas vezes é aquilo que estamos precisando ouvir mesmo.

2. Por uns 30 minutos pelo menos, escute o Senhor falando com você através do Texto. Responda a essa Fala com amor, no silêncio de seu coração. Quando sentir que não tem mais nada a dizer, fique uns instantes em adoração silenciosa. Termine com um Pai Nosso ou Ave Maria.

Pratique uma vez por dia, se possível. Em breve você verá maravilhas em sua vida!

Ao final, agradeça a Ele pelas luzes e graças recebidas.

"Buscai ao Senhor já que Ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto."(Is. 55,6)

Faze isto e viverás!

Clareando mais um pouco:

Procure na Leitura e você encontrará na Meditação. Bata à porta da Oração e se lhe abrirá na Contemplação. "Pois crescemos no amor de Deus como crescemos em qualquer relacionamento íntimo de amor.... através de um contínuo conhecer, confiar, desejar, entregando nossas defesas, medos e até ao nosso próprio eu, ao Bem-amado. Este contínuo, corresponde aos níveis mais profundos da oração que se incluem no processo da Lectio com suas quatro fases progressivas originando-se na reflexão sobre a palavra escrita, fluindo para a oração espontânea e finalmente quedando-se frente a uma silenciosa presença de Deus no amor.

A Lectio Divina é um "processo orgânico" que ocorre num período de tempo, tanto no microcosmo de um simples período de oração, quanto no macrocosmo de de uma vida inteira de engajamento com Deus, na oração, vivida num estado de fidelidade a esse amor. (Thelma Hall, r.c., "Too Deep for Words") traduzido da lista Lectio Divina, com permissão.

O Filho Pródigo

Diretrizes:

Quando começamos nossa prática da Lectio, juntamente com a Oração Centrante, poderíamos considerar separar uns 50 minutos durante o dia para combinar as duas práticas, deixando um segundo período de OC para mais tarde, ou mais cedo, dependendo de sua escolha... Seria bom lembrar que aqui estamos estabelecendo nossas prioridades e estas podem ser vistas como contra-cultural, o que pode ser um desafio! Um período de 20 minutos de Oração Centrante, desembocando na Lectio Divina é um modelo que pode funcionar bem para uns. Outro modelo para aqueles que sentem um apelo para a LD apenas, seria separar uns 30 minutos cada dia, começando com um período de silêncio de pelo menos 3-5 minutos.

Para marcarmos o tempo que destinamos à nossa oração, bom será se providenciarmos um "timer" ou alguma outra forma de sermos alertados para o término. Gravar uma música suave, seguidos de vinte minutos de silêncio, mais outra música suave para nos ajudar a sair suavemente desse colóquio com Deus, muito nos ajudará.

Aqui vão algumas diretrizes para a prática e lembre-se são apenas diretrizes.... cada um de nós vai ter que descobrir o que funciona melhor para si e estar atento às próprias resistências.

1. O Vestíbulo

Ajuda muito se antes da prática você encontrar/preparar um lugar tranquilo, um lugar "sagrado" onde será menos provável que ocorram distrações. Talvez você possa preparar um pequeno altar, uma lâmpada ou vela acesa, uma lembrança simbólica da luz de Cristo dentro de nós e entre nós. Sua Bíblia Sagrada ou texto sagrado que você escolheu bem próximos, de modo que tudo esteja facilmente à mão.

2. Música

Se você deseja música, isto pode ser feito antes da Oração. É recomendável que a Lectio Divina seja experimentada no silêncio. Desse modo se evita ser distraído por palavras, melodias e outras emoções que frequentemente ocorrem quando se ouve música. A música litúrgica é um meio maravilhoso para nos elevar a Deus, mas nesse momento receptivo ela pode se tornar uma distração para aquilo que o Bem-amado possa desejar comunicar a nós em profundidade. Então use seu bom senso e julgamento nisso também.

3. Aconselho a que se permaneça com o texto escolhido para o dia. Isto nos ajuda a focalizar e crescer na prática de estarmos presentes a um limite textual definido no momento. No futuro se mostrará mais útil que ficar pulando de um texto para outro.

4. Quando aparentemente nada lhe disser alguma coisa em termos de inspiração divina e consolação, quando tudo isso lhe parecer aborrecido, lembre-se que o "compromisso" faz parte da prática e permanecer com a prática nesse momento sobrepuja os "bons e prazeirosos" sentimentos que tanto desejamos. Haverá tempos de aridez e possivelmente de confitos interiores à medida que nos aprofundamos nessa prática da Lectio Divina. O Espírito de Deus nos desafia do mesmo modo que nos conforta. Tempos de aridez são necessários e nos ajudam a nos mover no sentido de níveis mais profundos de maturidade e profundidade. Rezemos uns pelos outros, pela nossa completude no Senhor, e por paciência com nossa fragilidade humana.

(Sharon K. Cooper - Lectio Divina List owner) traduzido com permissão.

Mãe e Filho - icone do site www.goarch.org

Extratos do livro "When in Doubt, Sing: Prayer in daily Life", por Jane Redmont. Livro disponível para compra nas livrarias virtuais.

São João da Cruz parafraseando versículo do Evangelho de Lucas (11:9), nos dá um esboço dos quatro passos da Lectio Divina:

Procure na Leitura e você encontrará na Meditação. Bata à porta da Oração e se lhe abrirá na Contemplação.

... A experiência desse movimento não é programada ou uma progressão automática 1-2-3-4.... A Oração é sempre uma graça, um dom. Lectio é uma tentativa de não fabricá-la mas de nos capacitar a responder a esse dom desde o primeiro "convite" e a nos dispormos ao seu desenvolvimento. Não podemos trazer nenhum roteiro pessoal para o processo.

1. Leitura: Lectio

Aquiete o corpo e a mente. Escolha um texto... preferivelmente curto.... leia-o lentamente, ouvindo interiormente, com toda atenção ao mesmo. Personalize as palavras como se Deus as dissesse para você, agora.

2. Meditação.

Responda, como se recebesse a leitura num nível mais profundo. Movimente-se nesse texto na fé, como se morasse nele, com a imaginação e o intelecto. Deixe o texto agir em você.

3. Oração

Agora não se trata de "fazer algo" mas acontece um movimento espontâneo do coração em resposta ao Espírito que conduz. Na oração, o coração assume o controle, sente saudades e clama por Deus.

4. Contemplação

Nas três outras fases a atividade foi um fator dominante. Ao nos movermos mais profundamente na relação com Deus, Deus assume o controle mais e mais, ao fechar nossas faculdades naturais da razão e imaginação. Experimentamos uma espécie de secura da devoção e do sentimento, uma inabilidade de meditar como antes. Somos conduzidos a uma oração solitária, atenta e amorosa mas obscura, como uma "atenção passiva".

Acolha, sem colocar nenhum obstáculo ao movimento do Espírito. Siga a atração para o silêncio interior e permaneça em atenção amorosa, deixando-se conduzir a essa "escuridão" do amor de Deus. Contemplação é uma nova terra onde tudo antes natural para nós parece ter se virado de cabeça para baixo. Aprendemos uma nova língua..... silêncio.... e uma nova maneira de ser.... não fazer, mas simplesmente ser.... e compreender a aparente ausência de Deus como Presença. (Adaptação de Thelma Halll, r.c.)

Anunciação - icone do site www.goarch.org

Salmo 118, (parte) do livro "Psalms for Praying" de Nan C. Merryll, ed. Continuum, New York.

(tradução livre por Jandira Pimentel)

"Entrego-me em tuas mãos, que eu viva inteiramente por tua Palavra. Abra os olhos de meu coração, que eu veja a benção maravilhosa da criação. Sou um peregrino na terra; que eu me conheça tambem como um ser espiritual! Minha vida se consome com um desejo intenso de ser abençoada e sustentada por Ti, Oh Divino Amante!
....

Que eu me torne oca como a flauta, para que possas tocar Tua melodia através de mim. Pois desejo sintonizar-me com a grande canção do Cosmo, conhecer a canção do louvor interior! Que eu possa ouvir a Divina Melodia interna e dar a luz uma estrela dançante.
...

Tuas mãos e teu amor criaram-me e moldaram-me; dai-me a compreensão para que eu possa viver totalmente em Ti.Aqueles que vivem com medo e na escuridão, verão como transformaste minha vida. Eles se alegrarão e deixarão seus caminhos vazios; eles encontrarão esperança em tua Palavra. Que eu sempre dê boas vindas ao Amor e à certeza e ofereça estes dons aqueles que choram e vivem na dúvida. Que tua misericórdia e compaixão lavem-me
...

E assegurem-me um coração generoso. Sim, tua Palavra é uma lâmpada para meus pés e uma luz no meu caminho. Tu me dás força enquanto desço ao santuário interior, para descobrir a verdade lá oculta, para buscar os tesouros do Espírito.
...

Que eu não me deixe seduzir pelos valores do mundo, que eu caminhe na estrada da completude. Que tua face brilhe sobre teu amigo, enquanto me ensinas o Amor.
...

Oh amigos, voces que têm medo do Amor, Vocês, que vivem na solidão, Arrombem as fechaduras da porta de seus corações, respirem profundamente a liberdade e o calor da luz do sol. Nao perambulem mais nas tempestades da ignorância e do medo; pois as algemas da prisão irão desaparecer, assim que vocês entrarem na nova aurora da Luz! Segurem firmemente as mãos da Fé para que tenham força através dos vales; Aprendam a confiar no Um, que é sempre sua companhia e guia. Nao tenham medo do toque do Amor, do Fogo que consome toda escória Pois o Amor é o grande transformador, queimando caminhos falsos do passado, enchendo o coração com a Luz. Despertem para a Presença do Amado que vos habita!
...

Oh amigos, abram seus corações ao amor divino! Sintonizem-se com o Hóspede Divino dentro de seu ser! Porque quando se conhece a Fonte do Amor de sua vida, ela flui através de voce e se irradia para fora; A Harmonia entra em sua vida, Vê-se com novos olhos..."
****

Lectio Divina:

1. Ler calmamente o texto uma vez. Repetir a leitura. Que palavra me atrai, qual frase repercute em mim? Nao vou raciocinar sobre ela, apenas OUVIR a divina voz. Posso ler uma terceira vez, parando onde me sentir mais atraido(a).

2. Agora derramo meu coração diante Dele. Falo-Lhe de coisas que Ele já sabe, não importa... É o meu amigo, meu amado, meu Pai, mais íntimo de mim do que jamais ousei sonhar...

3. Agradeco-Lhe humildemente.

4. Permaneço em silêncio e adoração diante d'Ele. A palavra que mais repercutir pode voltar a mim durante o dia, nos dias seguintes. Nao há pressa nem necessidade de esgotar o texto num dia só. Os primeiros Padres da Igreja ficavam com uma palavra, uma frase, por semanas, meses... Enquanto o Senhor quiser nos falar, ouçamos.

Boa Oração!