Padre William Meninger, OCSO, o iniciador da Oração Centrante

"A Busca Amorosa por Deus"

Tradução dos caps. 5, 6 e 7, do livro "The Loving Search for God" (A Busca Amorosa por Deus") do padre William Meninger, OCSO, publicado aqui com autorização dele: Este livro estará sendo lançado brevemente pela editora Santuário, SP. Iremos noticiar no site em breve. Quem desejar adquirir a versão em Inglês, procure na Amazon.com. Recomendo!

Cap. 5 - ( ver cap. 4, 5 e 6 de "A Nuvem...") O padre Meninger sugere a leitura concomitamente do Livro "A Nuvem do Não-Saber", (The Cloud of Unknowing), pois ele não parafraseia o livro, mas se baseia nele, para tornar mais fácil a compreensão e o entendimento do mesmo.

. Como a Mente Humana é Como uma Pequena Casa

"Querido(a) amigo(a) em Deus, há muitas maneiras de se compreender os trabalhos da mente humana. Filósofos despenderam séculos tentando explicar isso. Produziram um monte de teorias, as quais chamamos epistemologias. É na verdade impossível provar a verdade objetiva de qualquer uma delas. Elas são meras descrições de como a mente parece funcionar. Diferentes epistemologias são úteis dependendo de qual aspecto particular interessa a alguém. Para a saúde mental, talvez, uma explicação seja útil; para o processo educacional, talvez outra seja preferível. Para a contemplação e para a busca amorosa, que é nosso interesse nesse pequeno livro, usaremos a epistemologia de Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, Sta. Teresa de Ávila, S. João da Cruz. Ela é chamada algumas vezes de epistemologia Escolástica. Esta é minha maneira pessoal de explicar a epistemologia Escolástica. Você ou outros podem ter outras melhores. Em caso positivo, por favor desconsiderem o que eu digo e permaneçam com sua própria compreensão da matéria.

A mente humana tem duas fontes maiores de atividade: o Intelecto e a Vontade. Se você quiser, você pode imaginar sua mente como a pequena casa com duas salas interligadas. Em cada uma dessas salas mora uma pequena senhora. Uma delas é bem iluminada, com grandes janelas, claras e iluminadas, abertas para o mundo lá fora. Há também uma grande porta, geralmente aberta, a convidar passantes para tomar um chá com esta pequena senhora que vive lá, e a quem chamaremos Senhorita Intelecto. Esta pequena senhora é muito perspicaz e muito questionadora. Ela está constantemente à espreita de viajantes interessantes que possam passar por sua casa, a quem possa convidar para um chá e perguntar-lhes coisas.

Cap. 6 (ver cap. 5 de "A Nuvem")

. Que Continua a Descrição do Intelecto em Busca da Verdade

Você vê, querido(a) amigo(a) em Deus, que seu intelecto está interessado no que é verdadeiro? Está orientado para a Verdade e, verdadeiramente, só pode se interessar por aquilo que pensa ser verdadeiro. E então esta pequena senhora está constantemente em busca de qualquer coisa que seus olhos perspicazes lhe digam que é verdade. Algumas vezes, naturalmente, ela pode se decepcionar. É por isso que ela convida verdades para tomarem chá - de modo que ela possa perguntar-lhes coisas e descobrir se são autênticas ou não. Quando ela encontra uma verdade real, ela deve aceitá-la. Ela não é livre para rejeitá-la mas deve convidá-la para o chá (e para questioná-la).

Deixe-me mostrar-lhe um pequeno experimento para provar que seu intelecto está direcionado à verdade e não é livre para rejeitá-la. "Dois e dois são quatro."Você pode negar isto? Você é livre para rejeitar esta verdade óbvia e dizer, com sinceridade, "Não, dois e dois são dezoito?" Seu intelecto te compele a aceitar esta verdade mesmo que você quisesse fingir o contrário. Por isso é que pessoas com frequência desejam morrer pela verdade. Sua integridade pessoal não lhes permite negar o que seu intelecto percebe como verdadeiro. E então sua "Senhorita Intelecto" se senta em sua pequena sala de chá, ocupada com todas as verdades que passam por suas janelas, servindo-lhes chá (i.e., questionando-lhes). Se a senhorita Intelecto corresponde à graça, ela é especialmente interessada nas verdades sobre Deus. Ela adora convidar os santos (através de suas biografias e seus escritos), os divinos mistérios (através dos sacramentos e da doutrina e tradição da Igreja), a Palavra de Deus (através da Bíblia), e mesmo a Manifestação de Deus feito Carne (através da humanidade de Jesus). Ela fica contente de conversar, questionar e aprender verdades mais profundas sobre todos eles. Uma grande coisa que ela aprende deles (mesmo da humanidade de Jesus), é que seu propósito não é que ela páre neles como se fossem verdades últimas. Antes, todos eles lhe dizem que ela deve, com sua ajuda, ir além de todos eles, se ela deseja levar sua pequena casa e tudo que isso envolve (na verdade, você), à Verdade última. Oh, como ela deseja essa verdade última! Como ela deseja que Deus a visite, não através de mensageiros, mas na magnificência e simplicidade, do Ser verdadeiro de Deus, sem intermediários. Ela convidaria tão ansiosamente a Deus para um chá especial Sua mente rodopia ao imaginar as verdades que Deus lhe revelaria! E então, um dia, Deus vem e permanece à sua porta! A Senhorita Intelecto não O convida a entrar. Ela não pode. Na verdade ela não consegue nem mesmo ver a Deus. Ela fica subitamente cega. Não porque esteja escuro, mas porque há luz demais. Você vê, querido(a) amigo(a) de Deus, a Senhorita Intelecto é finita e limitda. Ela pode e realmente lida com verdades sobre Deus. mas quando Deus, a infinita Verdade, fica diante dela, ela pára de funcionar, ela não pode ver, ela simplesmente se deita em seu sofá e vai dormir.

Cap. 7

. Que Fala sobre a Vontade e Sua Busca por Deus (veja o cap. 6 de "A Nuvem")

Ah, mas a pequena casa, que é sua mente, lembra-se, não manda embora essa verdade infinita. Há outra sala. Alguém nesta sala tem esperado por esse grande momento. Você vê, a Senhorita Intelecto tem uma irmã. Infelizmente ela é cega. Sua sala está interligada à brilhante e iluminada sala do intelecto, mas não tem luzes nem janelas. Ela espera em seu aposento escuro por sua irmã, Senhorita Intelecto, que abra a porta sempre que encontrar uma verdade e então a apresente a ela. Aí a Senhorita Vontade, que é a irmã cega, alcança e abraça com amor essa verdade. A Vontade não questiona a verdade. Ela não serve chá! Ela aceita a verdade que o Intelecto apresenta a ela e ama essa verdade. O Intelecto procura o conhecimento; a Vontade busca a união. Quando o intelecto reconhece uma verdade, ela a apresenta para a vontade. A Senhorita Vontade está orientada para tudo o que é bom, da mesma maneira que a Senhorita Intelecto está orientada para tudo que é verdadeiro. Mas tudo que é verdade é também, por isso mesmo, bom. Então, a Senhorita Vontade, que é nosso poder de amar, permite que a Senhorita Intelecto seja seus olhos, porque o amor é cego. O problema que o Intelecto tem - a inabilidade de receber a Infinita Verdade - não é problema para a Vontade. Ela é muito capaz, com a ajuda da Graça, de alcançar e abraçar a Infinita Bondade. Ela, realmente, é o Poder pelo qual somos capazes de receber a união com Deus. Para alcançarmos o ponto em que estamos agora, que é a experiência básica da oração contemplativa, precisamos primeiro realizar uma busca. Em verdade o intelecto tem feito isto por nós, aprendendo tudo o que pode sobre Deus. Mas ela também compreendeu esse fato importante: verdades sobre Deus não são Deus mesmo. Elas levam a Deus, mas são de fato, como os teólogos nos dizem, infinitamente afastadas de Deus. Se vamos buscar a união com Deus, devemos ir além das verdades sobre Deus, à Verdade mesma. As verdades do intelecto nos mostram o caminho. O abraço da Vontade, com a Graça, conduz à União."

(Traduzido por Jandira Soares Pimentel, com permissão do padre William Meninger, OCSO). Thanks father William!

Esse livro já está disponível em português. Veja na página de "LIVROS", nesse site.