D. Basil Pennington - *28/07/1931 -- +03/06/2005

Mantendo o olhar no alvo

"Precisamos manter nosso olhar na 'pérola de grande preço', no 'tesouro escondido', no Cristo ressuscitado e elevado ao Céu, de modo que tudo o mais retome o seu valor relativo. E tudo o mais que possuímos, mesmo a vida, é pouco para pagar por essa pérola de grande valor, este tesouro para a eternidade, felicidade sem fim, completa e total no Cristo Ressuscitado.
Como iremos perceber essa pérola de alto preço, o tesouro escondido, como ter um conhecimento claro do Senhor Jesus como o fim e alvo de nossa existência, a realização de todos os nossos desejos? Podemos encontrar o Senhor uns nos outros e em nossa comunidade, se tivermos olhos para ver. Podemos encontrar o Senhor na oração. Mas nos voltamos para o Senhor na oração, apenas se de alguma forma nos já O "vemos". É na Lectio Divina que não apenas encontramos o Senhor, mas nossos olhos se abrem, de modo que passamos a 'ver'. A Fé nos vem através da Palavra de Deus, Deus nos falando e nós O ouvindo.
Por que uso estas estranhas palavras, estas palavras seculares: 'lectio divina'? Se eu disser apenas 'leitura espiritual', 'leitura escritural', ou ainda, 'estudo escritural', há o grande perigo de a entendemos apenas no moderno sentido de um exercício intelectual.
Lectio Divina é muito mais do que leitura, estudo, ou exercício intelectual. Ela é um verdadeiro e profundo encontro pessoal com o Deus Vivo, pela Palavra de Deus, de forma que não apenas ouvimos, mas recebemos a Palavra e permitimos que a Palavra nos forme e nos modele e nos preencha com um grande desejo pela união e comunhão com este Deus, que é verdadeiramente a Pérola de Grande Valor, o Tesouro Escondido, o Único que pode preencher nossos mais profundos anseios. Na Lectio dependemos apenas do Espírito Santo - O qual Jesus disse, nos ensinaria todas as coisas - para encontrar aquilo que estamos buscando, ver e experimentar de tal modo que nos sentimos prontos e desejosos de vender tudo para adquiri-lo.
Há muitas preocupações e cuidados em nossa vida. Sem falar em todas aquelas pequenas seduções, pequenas pérolas, que podem facilmente nos dissuadir em nossa busca. Eis porque precisamos fazer da lectio divina, um encontro pessoal com o Deus Vivo, através da Sua Palavra, como parte de nossos compromissos diários. Apenas uns poucos minutos, invocando a ajuda do Espírito Santo e escutando o que o Senhor tem a nos dizer, ajuda-nos a manter nosso olhar purificado e nossos olhos fixos no Tesouro, a Grande Pérola, o Cristo Elevado aos Céus, para que possamos de boa-vontade, abraçar as cruzes cotidianas, 'pagar o preço' do desapego, 'vender' o que temos, de modo que possamos ter Tudo e toda Alegria."
Abba Basil
Toda Alegria no Cristo Ressuscitado!

Que você possam experimentar Cristo e Seu amor por você durante o Tempo Pascal.
No amor de Cristo,
+MBasil
Por favor, rezem por mim.
D. M. Basil Pennington, OCSO

D. Basil Pennington faleceu na tarde do dia 03/06/05, festa do Sagrado Coração de Jesus, de quem era grande devoto! Foi hospitalizado após um acidente de carro em abril, onde teve inúmeras fraturas. Ficou desde então no CTI até entregar sua alma a Deus. Obrigada Senhor, pelo dom da vida que concedeste ao nosso D. Basil Pennington, que viveu inteiramente para Vós! Foi um dos nossos 'Abbas', divulgando a Oração Centrante através de retiros, palestras, livros, no mundo inteiro. Que possa descansar no Vosso Abraço agora e sempre! Amém!

Traduçao livre de Jandira Pimentel

*****

DESCANSE EM PAZ QUERIDO FATHER BASIL PENNINGTON!
Que o sr. possa estar agora nos braços do Pai, acolhido pela Trindade e pela Virgem Mãe.

Monge trapista por mais de 50 anos e ex-abade nos mosteiros de Hong-Kong e Georgia, o Pe. Basil esteve no Brasil em 1998 a convite do Núcleo de Meditação Cristã do Rio de Janeiro para cumprir um programa de palestras e retiros em Recife / Olinda, Rio de Janeiro, São Paulo e Campo do Tenente (Paraná). O programa do Rio foi co-patrocinado pela Sociedade dos Amigos Fraternos de Thomas Merton. Homem de fé sólida e madura e a experiência de uma longa caminhada contemplativa, por onde passou Dom Basil revelou de forma marcante sua grande elevação espiritual, afabilidade e bondade, além de sua habilidade didática como mestre de oração. Sua capacidade de atenção a quem lhe dirigia a palavra refletia de forma palpável essas qualidades. O livro "Oração Centrante", de sua autoria, é talvez o melhor já publicado sobre essa forma de oração (da qual havia sido um dos três formuladores originais), tendo sido traduzido e lançado no Brasil pela Editora Palas Athena.

Por Sérgio Morais, 'Pessoa de Contato' da Oração Centrante, RJ/Brazil.

***

A esse homem de Deus a homenagem dos brasileiros que o conheceram e aprenderam a admirar. Que do céu ele possa interceder por todos nós.

Agradeço a Deus profundamente, pois foi através do site de D. Basil Pennington que descobri a Oração Centrante, em fevereiro de 1999.

Jandira Soares Pimentel - 'Pessoa de Contato' da Oração Centrante - BH-MG

D. Basil Pennington e Sérgio de Morais, quando de sua visita ao Rio, em 1998.
D. Basil Pennington no Mosteiro de S. Bento, Rio 1998.
D. Basil Pennington, Maio de 2004
D. Basil e amiga

 

DESCANSE EM PAZ, NOS BRAÇOS DE JESUS E MARIA!

 

Panaghia