S. João Batista: "Convertei-vos!"

Orações de Perdão

Para rezarmos bem, precisamos antes ser capazes de perdoar e sermos perdoados. Jesus nos diz para deixarmos nossa oferta sobre o altar e irmos antes nos reconciliarmos com nossos irmãos e irmãs, conosco mesmos, muitas vezes. Precisamos experimentar a Cura e Libertação de nossos pecados, traumas, sofrimentos. Sentimentos aos quais nos apegamos e justificamos nossa infelicidade. Jesus é a Luz do Mundo. Sempre perdoava os pecados àqueles que O buscavam ou buscavam curas e milagres. No entanto, só Deus, só o Espírito Santo, pode nos conceder essa grande graça. Precisamos nos dispor para ela, abrir nossos corações e desejar verdadeiramente nos libertarmos do sofrimento. Muitas doenças, o câncer principalmente, alergias, problemas digestivos, tem origem na falta de perdão, nas emoções negativas que acumulamos dentro de nós. A Oração Centrante promove e facilita a "descarga do inconsciente", como a chama o padre Thomas Keating, levando-nos à tomar conhecimento de muitos traumas, muitas situações que nos levaram ao estado atual. Porém, podemos dar uma "mãozinha" ao Espírito Santo, nos dispondo e facilitando essa Cura, que sem dúvida Deus quer nos conceder.

Desejo a todos e todas uma boa "terapia no Espírito": Leiam devagar, saboreiem esses momentos, que podem se diários, em busca do perdão de que tanto necessitamos para viver na fraternidade, no amor, sermos felizes, sermos mais humanos. Lembremo-nos de que nossa conversão, nossa volta para Deus tem de ser diária. Todos os dias nos afastamos d'Ele, todos os dias devemos voltar à Casa do Pai. A Casa do Pai é o nosso coração. Nele, Ele espera constantemente por nós.


1a.) (Composta por Maria Gabriela O. Alves, autora do livro "Na Força ao Amor e do Perdão", que tem trazido a cura física, espiritual e libertação a muitas pessoas.)

(Para se obter resultados é necessário que a pessoa queira mudar, que tenha VONTADE de melhorar).

"Amado Pai Celestial, eu te louvo porque me criaste e porque tens um plano para a minha vida; te louvo e te agradeço e quero que este Plano se realize para que o seu Santo Nome seja glorificado.

Eu te louvo e te agradeço pela minha vida, pelo pão de cada dia, pelo meu lar, pelos meus familiares, pelo meu futuro; te louvo pelos problemas de cada dia, pelas tribulações; te louvo por tudo de bom que tem acontecido em minha vida e te louvo também por tudo aquilo que eu acho ruim".

(Parar e meditar uns minutos. Louve a Deus pela sua saúde, pelo fato de estar vivo).

"Ó Deus, eu quero viver uma vida plena de alegria, paz e felicidade, com o corpo e mente sadios e um coração aberto e limpo.
Quero ter consciência dos meus erros, pois eles só me causam males e formam barreiras que impedem a Ação do teu Espírito em mim.
Reconheço que sou pecador e quero mudar, quero que Tu transformes o meu coração.

Perdão Senhor, Misericórdia de mim pela raiva, pelo ódio que tantas vezes sinto dos meus pais, irmãos, colegas, amigos, cônjuge, professores, vizinhos, sogros, tios, religiosos, (lembrar de outras pessoas de seu convívio)".

(Parar uns minutos, procurar no seu interior raiva e ódio de você mesmo, lembrar das pessoas das quais possa ter raiva ou ódio. Meditar e pedir a Jesus para tirar de você esses sentimentos negativos).

"Piedade, ó Deus pelo meu orgulho, pela minha arrogância, pela minha hipocrisia, pela minha auto-suficiência, pela falsidade que causam males para mim mesmo e para os outros".

(Parar uns instantes, pensar nas pessoas que possam ter sofrido por causa disto, pensar em você mesmo, ter vontade de melhorar. Pedir a Jesus para curá-lo destes sentimentos negativos).

"Tantas vezes, ó Pai, tenho ciúme e inveja dos outros pela posição, riqueza, liderança, beleza, desembaraço, alegria...

Perdão Senhor pois isto só pode trazer grande mal para mim".

(Parar e lembrar das pessoas das quais você já sentiu ou sente inveja e/ou ciúme. Pensar firmemente em melhorar. Peça a Jesus para curá-lo disto).
"Misericórdia, ó Deus pela revolta que eu sinto, pela preguiça, pela angústia e pela tristeza que me invadem".

(Parar, procurar no seu interior revolta contra você mesmo, contra seus pais, irmãos, colegas, companheiros, professores, pessoas da comunidade, etc. Ver a preguiça que tem de trabalhar, estudar, servir aos outros, etc. Ter vontade de melhorar e pedir a Jesus para curá-lo).

"Pai de amor e de bondade, sinto o desamor por mim mesmo e pelos outros que me cercam. Perdão Senhor".

(Procurar no seu interior, pensar nas pessoas que você não consegue amar em casa, no trabalho, na escola, na rua, etc. Pedir para Jesus curá-lo).

"Perdão ó Deus, pela mentira, pela auto-piedade, pelo sentimento de vingança, pelo sensualismo, pelos maus pensamentos que me tentam terrivelmente".
(Parar e agir como nos outros parágrafos).

"Ó Amado Pai Celestial, tantas vezes eu sofro porque sinto medo. Misericórdia Senhor, porque isto me faz grande mal. Ajude-me a ter fé para sentir que Cristo está ao meu lado em todos os momentos de minha vida".

(Parar e procurar no seu interior os medos que sente. Medo de escuro, de trovoadas, medo da vida, da morte, da morte dos entes queridos, medo do futuro, medo de passar fome, etc. Procurar ou outros medos que sente. Ter vontade de mudar. Pedir a Jesus que venha curá-lo. Pedir a força e a coragem do Espírito Santo).

"Senhor Deus, o salmista diz que a Sua misericórdia é eterna e eu creio nestas palavras. Por isso, em nome de Jesus, Teu Filho e meu Salvador, eu te suplico: arranca de mim a vaidade e todas estas misérias porque eu quero ser transformado, quero ser sadio. Sozinho eu nada posso, mas eu peço ao Teu
Santo Espírito para que ele me preencha, para que me ilumine a fim de poder viver um vida plena e cheia de alegria, de amor, de compreensão.

Ajuda-me Ó Deus, ensina-me a me corrigir a cada dia, a cada hora, a cada minuto da minha vida, para que assim eu possa ter os frutos do Espírito Santo: bondade, amor, paz, tolerância, paciência, mansidão, caridade, humildade.

Em nome de JESUS, eu te peço ó Deus, tira de mim os sentimentos negativos de: ódio, raiva, inveja, desamor, angústia, tristeza, vingança, preguiça, medo, mentira, revolta, vaidade, orgulho, arrogância, auto-piedade e auto-suficiência, sensualidade, ciúme, falsidade, hipocrisia, maus pensamentos, etc.

Eu me coloco em tuas mãos, como o barro nas mãos do oleiro. Quero mesmo ser transformado, creio e confio no Teu Poder transformador.

Quero, posso e devo ser liberto para que a TRINDADE SANTA seja glorificada.
Quero viver por CRISTO, com CRISTO e em CRISTO e por isso EU PERDÔO todas as pessoas que durante toda a minha vida me fizeram grandes e pequenos males".

(Parar e pensar nessas pessoas e perdoá-las mesmo. Pedir a Jesus que abençõe a todas, que Ele envolva você e todos com amor e paz. Creia no amor de Jesus por nós, entregue-se sem resistência. Fazendo assim, você conseguirá mais saúde e paz. Enquanto você não perdoá-las SINCERAMENTE, você não conseguirá a sua cura e libertação).

"Graças te dou Senhor por ouvires e atenderes a minha oração.
Eu te dou toda a honra e glória, adoração e louvor, agora e para sempre. Amém".

(Seja franco consigo mesmo assumindo uma postura ativa contra todos os sentimentos ruins. Nada se ganha em ficar repassando lembranças que o entristecem. Como filho de Deus, liberte-se verdadeiramente. Faça diariamente essa oração e sinta o amor de Jesus em sua vida).


2a.) Oração de Perdão (do Pe.Robert de Grandis.S.S.J., também autor de vários livros sobre Cura e Libertação)

Senhor Jesus! peço-vos hoje a graça de perdoar.

E Para isso, retiro toda má palavra que tenha proferido contra ti nos momentos de dificuldades por causa de enfermidades, morte na família, desemprego, situação financeira desajustada, e tudo mais que me abateu ou à minha família, parecendo-me um castigo.

Senhor, perdôo a mim mesmo por mergulhar na superstição, usar tábua de comunicação com espíritos, ler horóscopos, ir a sessões espíritas, consultar cartomantes, ler as mãos e usar amuletos, horóscopo, feitiçaria, macumbas, numerologia, controle mental, seicho-no-iê, filosofias e seita orientais, filosofias e seitas ligadas ao ocultismo, necromancia (evocação dos mortos), sociedades secretas.

Rejeito tudo isto e vos aceito como meu Senhor e Salvador porque a Ti entrego minha vida e meu futuro e confio no Seu amor. Comunicai-me vosso Espírito Santo.

Misericórdia Senhor pelos meus atos que foram contra Vosso amor. Guiai-me pela estrada da vida.

Senhor, perdôo minha mãe pelas vezes que me magoou, ficou ressentida e zangada comigo, que puniu, preferiu meus irmãos a mim, me chamou de tolo, feio, estúpido, o pior de seus filhos. Eu a perdôo por ter dito que eu dava muita despesa, era malquisto, um acidente, um erro, que não era o que esperava. Perdôo meu pai pela falta de apoio, de amor, de afeição, de atenção e de companhia. Dou-lhe meu perdão por suas brigas, discussões, abandonos, ausências de casa; por se haver separado de minha mãe, por suas bebedeiras, pelas suas ásperas criticas. Perdão Senhor pelas más palavras que proferi contra eles, e que o Senhor os abençoe.

Senhor, perdôo meus irmãos e irmãs, os que me rejeitaram, me caluniaram, me odiaram, me detestaram, disputaram o amor de meus pais, agrediram-me foram severos demais comigo e tomaram minha vida desagradável. Senhor, mostrai a eles o Vosso verdadeiro amor.

Senhor, perdôo minha esposa (marido) pela falta de amor, de atenção e de comunicação; por seus defeitos, debilidades, falhas, falta de apoio e outros atos ou palavras que me prejudicaram e perturbaram. Derramai suas bençãos sobre nós.

Senhor, perdôo meus filhos pela falta de respeito, pela desobediência, pelo pouco amor, cordialidade e compreensão. E pelos seus vícios e afastamento da Igreja. Protegei-os por onde quer que estejam.

Senhor, perdôo meus próximos, meus avós, tios, além de outros que têm interferido em minha família, causando confusão, colocando meus pais um contra o outro. Tenha misericórdia deles, pois fizeram maldades contra as Vossas Santas palavras.

Senhor, perdôo os parentes, especialmente minha sogra, meu sogro, cunhados e cunhadas, além de outros parentes, de casamento, que de algum modo me ofenderam. Venha Senhor Jesus sobre nossa família, mostrai Vosso amor.

Senhor, perdôo meus colegas de trabalho que são desagradáveis e tornam minha vida insuportável, empurram-me trabalho que não me compete, falam mal de mim, não cooperam comigo, tentam tirar meu emprego. Eu os perdôo hoje. Derramai sobre eles Vosso amor, para que descubram que todos têm direito ao trabalho.
Também meus vizinhos devem ser perdoados, Senhor, pois eles são barulhentos, dão festas à noite, têm cães latidores que não me deixam dormir. Eles me importunam com brigas e mexericos, eu os perdôo. Abençoai-os Senhor.

Senhor, perdôo todos os padres, todas as freiras, todos os bispos, minha paróquia, as paróquias do passado, os conselhos paroquiais e todas as conferências da Igreja Católica Apostólica Romana, por todas as suas mudanças, falta de apoio, mesquinhez, maus sermões, falta de cordialidade; por não me apoiarem como devem, por não me inspirarem, não me utilizarem em posição-chave, não me utilizando no melhor de minha capacidade, e por quaisquer aborrecimentos que hajam infligido a mim, ou à minha família, mesmo num passado distante. Eu os perdôo hoje. Vossa Igreja é o corpo de Cristo, assim, enviai vosso Santo Espírito sobre nós.

Perdôo todos os profissionais que me prejudicaram de algum modo: médicos, enfermeiras, advogados, Juízes, políticos, funcionários públicos, eu realmente os perdôo hoje. Abençoai suas vidas Senhor.

Perdôo a todos os que me prestam serviços: policiais, bombeiros, motoristas de veículos e ônibus, motociclistas, assistentes sociais e muito especialmente os profissionais em que confiei meus bens e me enganaram. Mostrai a eles o Vosso amor.

Perdôo meu chefe, que não paga suficientemente, não aprecia meu trabalho e ainda me paga com atraso, é descortês e pouco razoável, ranzinza, implicante e além de tudo, não me promove, e por não fazer nenhum elogio ao meu trabalho.

Perdôo meus empregados pela falta de respeito e por não cuidarem dos meus bens. Mostrai-lhes Senhor, o quão precioso é ter um emprego para que valorizem seu sustento. Abençoa-os Senhor.

Perdôo, Senhor, a todos os professores da escola e a todos os instrumentos do passado ou do presente. Protegei-os Senhor.

Também aqueles que me insultaram, que humilharam, zombaram de mim, me chamaram de tolo, e me prenderam depois da aula.

Senhor, perdôo os amigos que me decepcionaram, perderam contato comigo, não se prontificaram quando precisei de ajuda, me pediram dinheiro emprestado e não pagaram.

Senhor, rezo especialmente pela graça de perdoar aquela pessoa que mais me prejudicou na vida (NOME). Derrama sobre ela suas bênçãos e converta-a ao seu amor, custe o que custar, para que ela não se condene pela eternidade.

Rezo em especial pelos meus próprios atos, por haver magoado meus pais, por ter-me embebedado, por usar drogas, pelos pecados contra a pureza, pelos maus livros e filmes, pela fornicação, pelo adultério, pela homossexualidade, abortos, furtos, mentiras, tapeações, egoísmo, falta de misericórdia para com o próximo, fraudes. Aos Seus olhos Senhor, nada pode ser escondido. Cura-me meu Pai as brechas na minha mente que permitiram tais atos. Suplico por Vosso Santo Espírito para que Ele guie minha vida!

Quero saudar o Anjo da Guarda de cada uma dessas pessoas.
Senhor, suplico perdão de todas essas pessoas pelas mágoas que lhes causei, especialmente minha mãe, meu pai, meus tios e minha esposa (marido), filhos e amigos.

Agradeço-vos, Senhor, pelo amor que recebi por meio deles. Amém.

(Se agora você se sente mais leve e tranqüilo, melhor fisicamente, psicologicamente ou espiritualmente, é que porque acabou de ter uma experiência de cura por meio do perdão. Se não, recomendo que leia diariamente esta oração, devagar, meditando sobre cada pessoa e situação que lhe traz um sentimento negativo. Peça ao Espírito Santo que o guie, que lhe abra o coração e a mente, por meio do processo do perdão).

3a.) O PROCESSO DO PERDÃO

Padre William Meninger, OCSO, monge trapista, americano, esteve entre nós recentemente, dando retiro sobre a oração centrante e palestras sobre o ‘Processo do Perdão’. Ensinou-nos nas palestras sobre o processo do perdão, entre outras coisas, que, se temos alguma coisa para perdoar, devemos fazê-lo e que sem dúvida, o maior beneficiado nesses casos é quem consegue perdoar. Que em casos de termos uma grande dificuldade em perdoar, e ele contou vários casos sobre isso, se pelos menos formos capazes de rezarmos por nós mesmos, já teremos dado um grande passo. Se fizermos isso diariamente, com o passar do tempo seremos capazes de perdoar. Perdoar não é esquecer. Não se pode esquecer uma ferida. Jesus se orgulha de suas chagas e não quer se esquecer delas, pois é sua prova de amor por nós. Releiam os textos da Ressurreição! Que nós também devemos nos orgulhar de nossas chagas, pois é nossa parte na Redenção. A pessoa que nos magoou, feriu, nem precisa saber que a perdoamos. Não precisamos nos relacionar com ela, como em casos em que a pessoa foi molestada sexualmente, ou de grandes traumas. Mesmo que a pessoa a quem devemos perdoar já tenha falecido, ainda assim podemos e devemos perdoar. Muitas curas acontecem em nossa saúde quando perdoamos de verdade. Ensinou o exercício abaixo, que deveríamos fazer sempre:

Oração ou Meditação da Compaixão

1. Traga à mente - o mais viva e realisticamente que puder - alguém (vivo ou morto) que ame você ou a quem você ame. Torne a captar e até intensifique o seu sentimento por essa pessoa. Diga-lhe o quanto a(o) ama, o quanto deseja que ela seja feliz, o quanto você é grato(a) a ela, por tudo. Faça a Oração da Compaixão por ela (texto abaixo).

2. Escolha uma pessoa que lhe seja indiferente - estranha, ou até desconhecida. Peça permissão à primeira pessoa acima, mentalmente, para partilhar seu amor com essa segunda pessoa, que lhe é indiferente. A pessoa, viva ou morta, concordará porque se trata de uma coisa boa. E também porque cremos na “Comunhão dos Santos”, não é? Partilhe com essa pessoa o sentimento e a qualidade do amor que você tem pela pessoa amada, acima. Fale-lhe desse amor, envolva-a nesse amor, etc. Em seguida, faça a Oração da Compaixão por ela.

3. Escolha um "inimigo" (vivo ou morto). Peça permissão em pensamento às outras duas pessoas, de dividir seu amor com esse ‘inimigo’. Eles sempre irão concordar porque se trata de uma coisa boa, não é? Transfira ao "inimigo" o mesmo amor que você deu às duas pessoas anteriores. Fale-lhe do seu desejo de partilhar o amor, o perdão, etc. Faça a Oração da Compaixão por ela.

Texto da Oração ou Meditação da Compaixão

(Acrescente o que desejar. Reze com intensidade e muita sinceridade.)
Que você seja feliz.
Que você seja livre.
Que você seja amoroso.
Que você seja amado.
Que o Senhor o(a) leve à mais completa perfeição a que seu amor o chama.
Que você seja bem-sucedido em todos os seus esforços.
Que você experimente a satisfação da paz no corpo e na alma.
Que você conheça o Senhor em toda a sua bondade.
Que você tenha perdoadas todas as transgressões.
Eu perdôo a você de todo o meu coração e alma.
Que você saiba o que significa ser filho de Deus.
Que você experimente a glória de possuir o Reino de Deus.
Que você viva e caminhe em paz e amizade com todas as criaturas de Deus.
Que todas as bênçãos sejam suas.
Que a bondade e o amor mostrem-se em todas as coisas que você fizer e em tudo o que for feito a você.
Que você seja um, com toda a criação de Deus.
Que você experimente as bênçãos da graça de Deus por toda a eternidade!"

Mesmo que voce nao consiga perdoar na primeira vez, vá repetindo o exercício outras vezes, até conseguir perdoar. Que possamos rezar o Pai Nosso, como Ele nos pede: "Pai, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos têm ofendido!"

O primeiro livro do padre William Meninger traduzido para o português, “O Processo do Perdão”, que trata desse tema em mais profundidade, acaba de ser lançado pela editora Santuário, e se encontra à venda nas Paulinas/Paulus, etc.