O Senhor

ESTENDENDO OS EFEITOS DA ORAÇÃO CONTEMPLATIVA NA VIDA DIÁRIA.

A Oração Centrante é a pedra fundamental de um compromisso maior visando a dimensão contemplativa do Evangelho. Dois períodos diários de vinte ou trinta minutos - um pela manhã e o outro pela tarde ou ao anoitecer - ajudam a manter sempre num nível alto o reservatório de silêncio interior . Aqueles que dispõem de mais tempo poderiam começar com uma leitura breve do Evangelho, por dez ou quinze minutos. Para aquela pessoa que deseja e pode dispender uma hora inteira de silêncio interior pela manhã, comece com dez minutos de leitura do Evangelho e a seguir faça a Oração Centrante por vinte minutos. Em seguida, faça uma lenta meditação andando, dentro do próprio ambiente em que estiver, por cinco a sete minutos; sente-se e faça o segundo período de OC. Você ainda tem dez minutos para planejar seu dia, rezar pelos outros ou conversar com o Senhor.

Encontrar tempo para um segundo período mais tarde no corre-corre do dia, talvez seja mais difícil. Se você tem que estar disponível para sua família assim que entra pela porta a dentro, talvez você possa meditar durante sua hora de almoço. Ou talvez parar no caminho do trabalho e meditar numa igreja, quem sabe? Se realmente for impossível fazer o segundo período de oração, então é importante que você aumente o tempo do primeiro. Há um número de práticas que ajudam a manter seu reservatório interior de silêncio durante o dia e assim estender seus efeitos nas atividades do seu dia.

MEIOS DE ESTENDER OS EFEITOS DA ORAÇÃO CENTRANTE NA VIDA DIÁRIA

1. CULTIVE UMA ACEITAÇÃO BÁSICA SI MESMO(A). Tenha uma compaixão verdadeira por si mesmo(a), incluindo todo seu passado, falhas, limitações e pecados. Espere cometer erros. E, aprenda com eles. Aprender com a experiência é o caminho para a sabedoria. (A partir daí, reconhecendo-nos limitados e falhos, teremos também mais compaixão com o outro, não é?)

2. TENHA UMA ORAÇÃO PARA A AÇÃO. Uma frase de cinco a nove sílabas tirada da Escritura que você gradualmente vai colocando no seu subconsciente, repetindo-a mentalmente quando estiver com a mente relativamente desocupada, tal como quando está lavando a louça, fazendo trabalhos caseiros, caminhando, dirigindo, aguardando numa sala de espera, na fila do banco, etc. Sincronize-a com seu batimento cardíaco, sua respiração. Eventualmente ela começa a se repetir por si mesma e mantém uma ligação com seu reservatório interior de silêncio ao longo do dia. Entretanto, se você tem uma tendência à escrupulosidade e sentir uma compulsão para repeti-la seguidamente, ou a repetição frequente te trouxer uma dor de cabeça ou dor nas costas, essa prática não é para você!

3. SEPARE UM TEMPO DIARIAMENTE PARA OUVIR A PALAVRA DE DEUS NA LECTIO DIVINA. Separe uns quinze minutos ou mais, todos os dias, para a leitura do Novo Testamento ou um livro de espiritualidade que falar ao seu coração. (Veja nesse site sobre Lectio Divina!)

4. CARREGUE UM "LIVRO MINUTO". Tipo aqueles livrinhos com mensagens curtas e inspiradoras - uma frase ou duas no máximo - de seus autores espirituais favoritos or de seu próprio diário espiritual que te lembre seu compromisso com Cristo e com a oração contemplativa. Carregue-o no seu bolso ou bolsa e quando você dispuser de alguns minutinhos, leia umas poucas linhas. Talvez um pequeno Evangelho de bolso.

5. DELIBERADAMENTE, DESMONTE A PROGRAMAÇÃO DO SEU FALSO EU. Observe as emoções que mais o aborrecem e os acontecimentos que os desencadeiam, porém, sem analizar, racionalizar ou justificar suas reações. Identifique, dê nome à emoção principal que você está sentindo e o evento particular que a desencadeou e libere a energia que está surgindo por um ato forte de sua vontade tal como "Abro mão de meu desejo por (segurança, estima, controle)! O esforço para desmontar o 'falso Eu' e a prática diária da oração contemplativa são os dois motores de sua nave espiritual que te dão o impulso para sair do chão. A razão pela qual a Oração Centrante não é tão eficaz como poderia, é que quando você sai dela para suas ações rotineiras na vida diária, seus programas emocionais começam a decolar novamente. Emoções negativas imediatamente começam a drenar o reservatório de silêncio interior que você armazenou durante a oração. Por outro lado, se você trabalha no desmanche dos centros de energia que causam as emoções negativas, seus esforços estenderão os bons efeitos de sua centralização em cada aspecto de sua vida diária.

6. PRATIQUE A GUARDA DO CORAÇÃO. Esta é a prática de liberar as emoções negativas no momento presente. Isto pode ser feito de um desses três modos: 'fazendo o que realmente você está fazendo'; 'voltando sua atenção para alguma outra ocupação', ou 'oferecendo o sentimento/emoção a Cristo'. A "guarda do coração' requer o desapego imediato de atrações e repulsas pessoais - (gostar, não gostar, desapegar-se do mesmo jeito). Quando algo acontece independentemente de nossos planos, nós espontaneamente tentamos modificar isto. Nossa primeira reação, contudo, deveria ser abertura para o que está realmente acontecendo de modo que se nossos planos dão errado, não nos aborrecemos por isto. O fruto da 'guarda do coração' é uma boa-vontade habitual para mudar nossos planos assim que for preciso. Isto nos dispõe a aceitar situações dolorosas quando elas surgem. Então, podemos decidir o que fazer com elas, modificando, corrigindo ou melhorando-as. Em outras palavras, os eventos rotineiros da vida diária se tornam nossa prática. Não posso enfatizar isso o suficiente. Uma estrutura monástica não é o caminho para a santidade para leigos. A rotina da vida diária é. A oração contemplativa tem o objetivo de transformar a vida diária com sua sucessão infindável de atividades rotineiras.

7. PRATIQUE UMA ACEITAÇÃO INCONDICIONAL DOS OUTROS. Esta prática é especialmente poderosa em aquietar as emoções do 'serviço do Apetite': medo, raiva, coragem, esperança e desespero. Aceitando as outras pessoas incondicionalmente, você disciplina suas emoções que desejam se vingar dos outros ou fugir deles. Você permite que as pessoas sejam quem são, com todas as suas peculiaridades e com seu comportamento particular que tanto te perturba. A situação se complica ainda mais quando você se sente na obrigação de corrigir alguém. Se você corrige alguém quando está aborrecido, provavelmente você não conseguirá nada. Isto desperta as defesas dos outros e lhes dá motivos para jogar a culpa em você. Espere até se acalmar e então aconselhe, corrija, a partir de uma preocupação verdadeira com a pessoa.

8. DELIBERADAMENTE DESMONTE A EXCESSIVA IDENTIFICAÇÃO GRUPAL. Esta é a prática do desapego de nossos condicionamentos culturais, idéias pré-concebidas, e super-identificação com os valores de nosso grupo particular. Isto também significa abertura à mudança em nós mesmos, abertura ao desenvolvimento espiritual além da fidelidade a grupos, abertura ao que o futuro nos trouxer.

9. CELEBRE A EUCARISTIA REGULARMENTE. Participe regularmente no mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, a fonte da transformação cristã.

10. PARTICIPE DE UM GRUPO DE ORAÇÃO CONTEMPLATIVA. Participe de um grupo de apoio que se reúna semanalmente para praticarem juntos a Oração Centrante e a "Lectio Divina" e para se encorajarem mutuamente, no compromisso de viver a dimensão contemplativa do Evangelho.

FERRAMENTAS BÁSICAS PARA TEMPOS DE TENTAÇÃO:

1. Determinação de perseverar na jornada espiritual.

2. Confiar na infinita misericórdia de Deus.

3. Prática contínua da Presença de Deus através da oração e abertura à Sua inspiração.

(Traduzido por Jandira de texto da "Jornada Espiritual" do padre Thomas Keating, OCSO)

*****

Quando se tenta manipular Deus

Em um determinado momento de nossa jornada espiritual, podemos talvez tentar manipular a Deus de uma maneira muito sutil. E então, Deus deliberadamente nos desafia, ensinando-nos amorosamente que uma atitude não possessiva, no nível espiritual, vai nos possibilitar transcender o sistema do falso eu e alcançar a união divina. Temos que permitir que se desenvolva em nós essa atitude não-possessiva. E então, há abundância de Deus, como há abundância de energia no universo, como há abundância de luz do sol. Está tudo preparado, se você sabe como plugar-se e encaixar seus circuitos no lugar certo. Tudo está aí, esperando. Mas, temos esse barulho em nosso circuito e o barulho maior é nosso desejo de possuir para nós mesmos. E o amor divino é a entrega de si mesmo. Se pudermos dar esse passo e novamente, a Oração Centrante é a disciplina que gradualmente nos ensina a desapegar-nos de cada atitude possessiva, que é bem diferente de fazer uso das boas coisas desse mundo. A atitude não-possessiva é simplesmente o uso correto de tudo - é apreciar tudo o que está presente e desapegar-se daquilo que não está. E isto é liberdade, esse desapego que significa não apenas desprender-se das coisas que passam, mas também aceitar o que está acontecendo em nossas vidas - isso também é desapego: a aceitação de cada momento e cada coisa, cada alegria como ela vem, sem tentar segurá-la e fazê-la nossa, apossando-se dela mesmo contra todas as pessoas no universo. E então é como o ar. Há abundância dele, você pode ter todo o ar que quiser. Mas você não pode pegar um pedaço dele e colocá-lo no sua gaveta. Então, a possessividade é o tipo errado de resposta à jornada espiritual e ao tipo de amor divino que estamos tentando desenvolver. Então esse processo nos habilita a nos desvincularmos de nossos velhos hábitos e nosso modo rotineiro de responder às nossas preferências e aversões, transcendendo-os na confiança e crendo no amor de Deus, seja o que for que recebermos, notando os frutos em nossas vidas, modestamente, não esperando mudar repentinamente, ou sermos transformados de uma vez, mas desejando nos engajar nesse processo. Pois toda a vida é processo." (Thomas Keating, Jornada Espiritual)

 

Trindade