RETORNE AO SEU CENTRO, ONDE DEUS ESPERA POR VOCE....

 




"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva."(Ap 21,6-b)

 


Mãe de Deus




GRUPOS DE SUPORTE


I - Em Belo Horizonte-MG, temos alguns Grupos de Suporte à Oração Centrante:

Grupo no miniretiro de sábado, nov/2004

1) O primeiro e mais antigo grupo de OC do Brasil, existe desde 25/02/2000, criado e coordenado por Jandira S. Pimentel, por quase onze anos, até o final de 2010. Inicialmente na capela da Assembléia Legislativa, mudando-se depois para a a Paróquia de Sta. Efigênia: "Grupo Nossa Senhora de Guadalupe"(*). Rua Álvares Maciel, 223, Sta. Efigênia, em Belo Horizonte.

Agora, com Adma Temponi como Facilitadora, o grupo reune-se na ÚLTIMA TERÇA-FEIRA DE CADA MÊS, de 18:50h às 20:30h, na "Estação da Vida", geralmente na sala Fogão de Lenha. Às vezes mudam de sala; pergunte ao Segurança onde está reunido o Grupo de Oração Centrante, que lhe será dito.Ou informe-se antes, ligando na Secretaria da Paróquia Sta. Efigênia: 3241-1348.

2) Sábado sim, sábado não, na mesma paróquia de Sta. Efigênia. Facilitadora: Terezinha Pires. Horário: 16h. Informações: 3241-1348, (paróquia).

É só chegar, não precisa inscrição prévia, nem pré-requisito algum.

(*) No dia 11/12/03, véspera da festa de N. Sra. de Guadalupe, consagramos a Ela o nosso grupo. Que a Virgem do silêncio nos ensine a buscar e encontrar seu Filho nesse mesmo silêncio.

Novo: Veja as fotos desse grupo da Igreja de Sta. Efigênia, quando por ocasião do primeiro mini-retiro bimensal dia 15 de junho de 2003.

3) Grupo do Centro Loyola, Facilitadora: Maria do Carmo . Rua Sinval de Sá, 700, Cidade Jardim. 3as. feiras às 17:00h. Participem!

4) Grupo Ssma. Trindade - Pça. Leonardo Gutierrez, 126 - Belo Hte - 31-3334-1188 - 3as. feiras - 19:30h - Maria do Carmo, Marco Antonio, facilitadores.

5) Grupo no Belvedere, paróquia N. Sra. Rainha. Facilitadora: Rosa Assis. Às 6as. feiras, de 15:30h (após a Missa da Misericórdia). Participem, mas é bom dar uma ligadinha na Secretaria da Paróquia antes, para confirmar. (Há outros grupos no Belvedere, favor contactar Rosa)

***

São João d'El Rey, MG: Todas as terças feiras às 20 horas na sede do Movimento Familiar Cristão, no bairro do Matosinhos, na Rua Gal. José Ventura Pinto 153. Rogério Godoy, facilitador.

 

Em breve atualizarei os novos grupos de BH aqui. Aguardem.

 

O grupo é um suporte valioso, um apoio, encorajamento, principalmente no início da prática, quando surgem muitas dúvidas. O que a pessoa deve fazer é criar em casa, ou até no trabalho (se fica fora o dia todo), um lugar, um horário onde possa ficar a sós com o Senhor.

Grupo no mini-retiro dezembro/06

Idem
 

O esquema de nossas reuniões é o seguinte:

Primeiros 10 minutos , acolhida em silêncio.
Vinte minutos ( um período) de Oração Centrante;
Um período de 10/15 minutos de Lectio Divina, seguido de partilha;
Restante do tempo, estudo de um texto, reflexão, perguntas, etc...

Mas pode-se usar outras alternativas, como por exemplo um período de OC, seguido de dez minutos de caminhada meditativa. Em silêncio, caminham em fila, devagar, de preferência em círculo, voltando a sentar-se. Pratica-se outro período de 20 minutos de OC. Pode-se ao invés da caminhada meditativa, praticar uns 10 minutos de Lectio Divina, sem partilha, para não agitarmos nossa mente com a conversa. Se se desejar fazer uma partilha da Lectio, é bom então deixá-la para o final da reunião.

- Uma vez por mês chegamos uma hora mais cedo e estudamos o livro do Pe. Keating, "Mente Aberta, Coração Aberto".

- De dois em dois meses, aproximadamente, fazemos um 'retirinho'' de um dia. Praticamos de 3 a 4 períodos de OC, LD, partilha, vivenciamos o silêncio, o desacelerar do coração, da agitação do dia-a-dia, etc. Entre em contato caso queira participar.

Em Sete Lagoas, MG:
Local: Instituto Regina Pacis (Praça Tiradentes, 34 -
Centro) - coord. Ir. Rafaela. Dia e hora: última terça-feira do mês, de 18:30 a 19:30.
Contato: Angélica - Fone:(31) 3771-0100.

Em Divinópolis, MG:
Contate a Celeste ou Ivani para maiores informações. Há dois grupos em Divinópolis.

II - No Rio de Janeiro, Sérgio de Morais, é "Pessoa de Contato" do "Contemplative Outreach"; fundou e dirige o Círculo Gregório de Nissa, (vide abaixo) e coordena a criação de novos grupos de OC. Ele é que tem nos propiciado visitas/retiros como de D. Basil Pennington, D. Laurence Freeman, D. Thomas Keating e em 2004 a visita do monge trapista William Meninger. Incansável no serviço da divulgação da oração contemplativa em nosso país. Deus lhe pague por tudo!

No momento existem quatro grupos, a saber:

1o. grupo: Botafogo - Coordenadora: Angelina Fazio - tel. (21) 2226-1864. Local de reunião: Colégio Nossa Senhora de Lourdes, Rua São Clemente, 438. Entre em contato para saber mais detalhes.

2o. grupo: Barra da Tijuca às quartas-feiras, 20:30 h. Os interessados podem ligar para o Victor, no telefone (21) 3328-3701 ou para Fernanda no telefone (21) 2484-5855. O grupo tem praticantes de meditação cristã e de oração centrante. Todos são bem-vindos!

3o. grupo: (Novo)
Local das Reuniões: Igreja de São Camilo - Estrada Velha da Tijuca, 45 - Usina.
Dias e horário das reuniões: quarta-feiras às 19h15.
Coordenador: Edmund Abib - Telefone: (21) 2268-7475.

O Círculo Gregório de Nissa - Quem somos nós: É uma organização informal, de caráter ecumênico, voltada para o estudo e a divulgação da tradição contemplativa, da mística e das espiritualidades cristãs, de forma rigorosa mas em linguagem simples, em resposta à crescente carência de um mundo secularizado, que se reflete na busca de orientação confiável sobre estes assuntos não só entre os católicos como também no seio de várias outras igrejas cristãs. Toma o nome de seu patrono, São Gregório de Nissa, considerado um dos Pais Gregos da Igreja, para muitos o pai da mística cristã, um gigante intelectual e moral do Século IV que Máximo o Confessor distinguiu com o título de "O Doutor do Universo". Os participantes do Círculo entendem que os temas de seu interesse não podem ser corretamente apreendidos de forma acadêmica, mas somente no contexto de uma autêntica vivência contemplativa. Por este motivo vêem com simpatia os métodos de oração que conduzam ao silêncio interior, as práticas de contemplação e as disciplinas de ascese compatíveis com a sensibilidade cristã. Todavia, para dar forma concreta a seu trabalho no campo do ensino, escolheram concentrá-lo no apoio à prática de dois métodos de oração contemplativa profundamente enraizados na tradição cristã: a "Lectio Divina" e a Oração Centrante. Nosso endereço: Círculo Gregório de Nissa - Caixa Postal 33266, CEP 22442-970, Rio de Janeiro, RJ. Visite o Blog do Círculo Gregório de Nissa!

 

III - Em S. Paulo, são dois grupos:

Primeiro Grupo: Entre em contato com o Márcio, abaixo, "Pessoa de Contato" do "Contemplative Outreach" em São Paulo.

1) Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Terceira Ordem Regular dos Frades Franciscanos) Av. Dr. Arnaldo,Ê1831 - Sumaré-SP ( próximo da Estação Sumaré do Metrô) Fones : 3862-8665 e 3862-2809. As reuniões são às quintas-feiras, das 19:30 às 21:00 h. Entre em contato com o Márcio.

2) Segundo Grupo: Zona Norte - Bairro Santa Teresinha (Santana)
Grupo de Oração Centrante e Lectio Divina.
Encontros às segundas-feiras, das 20:30 às 21:45 hs, na Paróquia de Santa Teresinha (próxima às Faculdades Salesianas).
Contatos com Gilson: ou Moacir ou Mauro.

 

IV - Em Recife, Pernambuco, há alguns grupos, fundados pelo frei Angelino Feitosa. Contactar: Maria José para saber mais informações no Nordeste. Entre em contato também com nosso amigo, Valença, que lhe poderá informar de novos grupos de OC.

***

Aprendi a OC via internet em fevereiro/1999, comecei a praticar, buscar informações, entrei em contato com praticantes nos EUA, li livros e embora seja uma aprendiz, não consegui me calar e sentia que tinha que dividir essa alegria com outras pessoas. "Deus 24-horas", dentro de mim, e eu fazendo pouco caso!!! Encontrá-Lo no silêncio, dentro de mim, é uma força restauradora que fortalece e ilumina minha vida! Espero que a sua também!

Com as visitas dos padres Keating e Meninger ao Rio de Janeiro e Belo Horizonte, S. Paulo, Recife, com certeza serão formados outros grupos. Muitas pessoas se interessaram por essa prática de Oração tão simples e eficaz. Tão logo saibamos de novos grupos divulgaremos aqui.


Se você tem um grupo de OC em sua cidade e deseja divulgá-lo aqui, envie-me uma mensagem que terei o maior prazer em listá-lo. Se desejar formar um grupo em sua comunidade, escreva-me, que lhe enviarei algum material de suporte. Mas para isso é preciso que primeiro você seja uma pessoa com um pouco de experiência nessa prática. Portanto, primeiro pratique a OC! Também pode me enviar mensagem solicitando alguma orientação. Se eu não souber responder, buscarei com quem sabe mais. Ficarei feliz por ajudar. Não deixe de visitar a seçao de "Livros", onde você terá indicação bibliográfica sobre o assunto.

Aprenda a praticar essa modalidade de oração que nos ensina a viver na Presença de Deus, constantemente!

 

“O fogo fica mais forte quando nos reunimos”

“Juntos buscamos a expressão de nossa fidelidade”

“A meditação compartilhada cria a comunidade”

 

 

"Salmo 84 - do livro “Psalms for Praying”, de Nan C. Merryll, ed. Continuun, NY. USA,

(tradução livre por Jandira Pimentel)


Quão gloriosa é vossa habitação, Ó Amado Criador do universo!
Minha alma anseia, sim, chora pela Morada do Bem-Amado;
Tudo dentro de mim canta com alegria ao Coração vivo do Amor!


Mesmo o pardal encontra um lar, e andorinha o seu ninho,
onde seus filhotes são nutridos dentro de tua majestosa criação,
Tu nos convidas a morar dentro de teu Coração.
Abençoados são aqueles cujos coraçãos são cheios de amor,
que cantam louvores a Ti com corações agradecidos!


Abençoados são aqueles que põem sua força em Ti,
Que escolhem compartilhar a alegria e as dores do mundo.
Eles não se entregam ao medo ou a dúvida;
eles são apressados pela divina luz e poder;
eles habitam na paz do Altíssimo.
Eles se fortalecem mais e mais e vivem com integridade.


Ó Amante eterno, ouça minha prece;
escuta, oh Divino Consolador!
Perdoe o que não é divino dentro de mim;
limpa-me de todos os meus pecados!


Pois um dia dentro do Coração do Amor
é mais desejável do que mil, em outro lugar.
Prefiro ser um servo em tua Morada,
a viver entre riquezas no meio daqueles que não conhecem o Amor.
Pois o Bem-Amado é radiante como o sol,
forte com um escudo de aço,
e convida a cada um a vir participar no Banquete.
Quem aceitará a bondade do Amor?
Quem buscará o tesouro espiritual?
Ó Amável Criador do universo,
abençoados são aqueles que põem sua confiança em Ti!."