RETORNE AO SEU CENTRO, ONDE DEUS ESPERA POR VOCE!




"A quem tem sede eu darei gratuitamente de beber da fonte da água viva."(Ap 21,6-b)




A última Ceia

Para quem mora em Belo Horizonte, alguns lugares

de Oração e Encontro:

GRUPOS DE SUPORTE À ORAÇÃO CENTRANTE E LECTIO DIVINA em BH:
Para mais detalhes, clique na página "Grupos", do lado esquerdo do site.

 

LOCAL : IGREJA DE SANTA EFIGÊNIA, onde o pároco e toda comunidade nos acolhem com muito carinho: Rua Álvares Maciel, 223, Sta. Efigênia.Tel: 3241-1328

Independente de nossos grupos de Oração Centrante, a IGREJA DE SANTA EFIGÊNIA é um verdadeiro oásis dentro de BH. O Santíssimo Sacramento fica exposto durante o dia, todos os dias, até mais ou menos às 18:00h. numa linda capelinha num belo jardim. Vc tem bancos sob as tumbérgias para se assentar, descansar, meditar, ler - há também uma biblioteca lá com livros de espiritualidade muito bons! Um pequeno eremitério no qual vc pode agendar com Ir. Marta e passar um dia de 'Deserto', junto com o Senhor. Uma música suave acompanha os que ali buscam um refrigério. O pessoal da Acolhida, do Cházinho de Erva-Cidreira estão sempre lá, oferecendo um sorriso amigo, , a Pastoral da Escuta sempre disponível para partilhar suas angústias. As Missas do Domingo às 18:00h são ao ar livre nesse jardim e também nas Primeiras Sextas-feiras do mês, às 5:30h da manhã, ficam cheias de fiéis. Depois saboreie o gostoso café que a Comunidade oferece, junto com seu carinho, ternura, pois a "Fraternidade é a Realidade Mais Bonita" - Lema de nossa Comunidade. Procure conhecer e participar.

 

Eu sou a Videira, vós os ramos!


CENÁCULO - Casa de Retiros

Dirigido pelas Irmãs de Nossa Senhora do Retiro no Cenáculo, congregação fundada por Santa Teresa Couderc (canonizada por Paulo VI em 1970) e Pe. Therme, na França, na pequena La Louvesc, em 1826 e que se espalhou por todo o mundo, cujo carisma é acolher pessoas para o Encontro com Deus e com o outro na Linha Inaciana (Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola). Solicite programação para todo o ano. Há retiros para religiosos, leigos, casais, mistos, catequistas, pastorais diversas, encontros com crianças, terceira idade, etc....além da possibilidade de retiros individuais, orientados pelas irmãs, de acordo com a necessidade e pelo período mais aconselhável para cada caso. Pode ser um dia de oração, um final de semana, um mês, etc... Também são muito procuradas para aconselhamento espiritual, vocacional,etc... As irmãs do Cenáculo estão no Brasil há oitenta anos e tem casas espalhadas em vários estados. Rua Nossa Senhora do Cenáculo - Venda Nova - fone/fax:(31) 3451-5022 - email: cenaculobh@yahoo.com.br - Belo Horizonte - MG
- CEP 31611-970 -

Como chegar ao Cenáculo de BH: ônibus 60 - Venda Nova, cor verde e branco. Pontos: Av. Paraná, Av. Santos Dumont, Av. Amazonas. Descer na Av. Vilarinho na altura do número 3169 e subir a Rua Madre Teresa. Ou pegar algum ônibus que passe pela rua Padre Pedro Pinto, descer depois da garagem, atravessar a Av. Vilarinho e subir a Rua Madre Teresa.

 

Visite o site do Cenáculo, acima, para ver a programação.


Pentecostes

 

Pentecostes é o símbolo do Cenáculo, onde os Apóstolos e a Virgem se reuniram, pela primeira vez, à espera do Espírito Santo, inspirador de todos os seus trabalhos na Igreja. No Cenáculo, desde a sua fundação a comunidade cristã aí se reúne, para ser conduzida pelo Sopro Inspirador, ouvindo-Lhe a doce voz que chama à comunhão, à reconciliação, à partilha, ao Amor.


MOSTEIRO NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Rua do Mosteiro, 138 - Vila Paris - fone: 3344-4344 - Belo Horizonte - MG - CEP 30380-780

A espiritualidade monástica, beneditina, calcada no "Ora et labora", a beleza do Canto Gregoriano, nos colocam em contato mais imediato com o Senhor de nossas vidas. Os monges beneditinos estão chegando à BH também, que bom! Estão construindo seu Mosteiro em Nova Lima, e é uma felicidade tê-los por perto. Para os leigos, existe a possibilidade de se tornarem Oblatos(as) beneditinas, levando suas vidas normais de pais e mães de família, porém mais comprometidos com viver o seu Batismo, que não é pouca coisa, com certeza. No Mosteiro pode-se buscar aconselhamento espiritual, agendar retiros, passar uma temporada mais silenciosa, etc....As monjas acolhem com alegria os que queiram participar nas celebrações litúrgicas, Missas, no Ofício Divino, etc... Também confeccionam cartões diversos, Natal, Páscoa, etc, trabalhos caligráficos da maior beleza, embalagens para presente, livros da espiritualidade Beneditina, artigos religiosos, etc. Procure conhecer nossas irmãs e beber dessa riqueza espiritual.

São Bento - imagem por Mary Charles Mc Gough
St. Scholastic Monastery, Dilluth, Mn, USA.

CENTRO LOYOLA DE ESPIRITUALIDADE

Vários cursos e atividades para leigos e religiosas(os), entre em contato!

Rua Sinval de Sá, 700 - Cidade Jardim (atende de 2a. a 5a. de 13:00h às 22:00h, 6a. de 13:00h as 19:00) - fone: (31) 3342-2847, 3344-7408 (13:00h às 22:00h) CEP 31080-070 - Belo Horizonte - MG

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO por telefone ou email: centroloyola@centroloyola.org.br.
Aqui você encontra uma variada programação cultural, palestras, videos, cursos, workshops, exposições de arte, debates, além de livraria, artes sacras e paramentos litúrgicos, etc.... tudo para enriquecer sua vida e alargar seu horizonte cultural, contribuindo para o crescimento do ser pessoa, hoje. Faça uma visita ou solicite informações. Eles editam um folder com a programação semestral. Peça o seu! Há muita coisa boa acontecendo nessa cidade de BH. Confira o que está programado para este semestre:


Santo Inácio de Loyola

"Nada te perturbe! Nada te espante! Tudo passa! Só Deus não muda! A paciência tudo alcança. Quem Deus tem nada lhe falta. Só Deus Basta!"
(SANTA TERESA DE ÀVILA)